![]()
O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Universidade de Cabo Verde promove, hoje, 22 de setembro, um encontro de grande relevância académica e social, com a participação de uma das mais proeminentes especialistas africanas no campo dos estudos de género em África.
Nascida na Nigéria e formada pela Universidade de Ibadan e pela Universidade da Califórnia em Berkeley, Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí é amplamente reconhecida pelo seu trabalho. A sua tese de doutoramento, A Invenção das Mulheres: Construindo um Sentido Africano para os Discursos Ocidentais de Gênero (Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021), recebeu o Prémio de Livro Distinto de 1998 na secção de Género e Sexo da Associação Americana de Sociologia. O livro também foi finalista do Prémio de Melhor Livro de Estudos Africanos da Associação de Estudos Africanos no mesmo ano.
O encontro, subordinado ao tema “Género e Espiritualidade Africana: desafiando as narrativas universalistas”, reunirá académicos(as), investigadores(as), professores(as) e representantes de organizações cabo-verdianas que atuam na área de género, proporcionando um espaço de reflexão e debate sobre as interseções entre género, cultura e espiritualidade em contexto africano.
O evento terá lugar no Edifício 3, Sala 315, no campus do Palmarejo Grande da Uni-CV, pelas 17h.