A Universidade de Cabo Verde será palco do seminário internacional "Relendo Amílcar Cabral: Diálogos entre Amazônia-Brasil e Cabo Verde", organizado pelo Mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia Económica da Escola de Negócios e Governação (ENG). Este evento, moderado por Odair Barros – Varela da ENG-Uni-CV, conta com a presença de especialistas de várias instituições internacionais.
A programação do seminário inclui três comunicações principais presencial e online:
Primeira Comunicação: "Amazonáfricas – Engajamento, Crioulização e Semovência Literária em Amílcar Cabral e Bruno de Menezes" por José Guilherme dos Santos Fernandes, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele destacará as intersecções artísticas e políticas entre Amílcar Cabral, o guineo-caboverdiano, e Bruno de Menezes, o braso-amazônida.
Segunda Comunicação: Marie Helene Catherine Torres, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentará "Ecotradução e relatos de viagem na Amazônia". Esta comunicação explorará como as narrativas de viagem femininas contribuem para a compreensão e conservação da Amazônia.
Terceira Comunicação: "Literatura engajada nas dinâmicas do Pan-Africanismo" será o tema discutido por Redy Wilson Lima da Universidade Nova de Lisboa e Kwesi M. H. Ta Fari da Fundação Amílcar Cabral. Eles abordarão a influência de Amílcar Cabral no pan-africanismo contemporâneo e a relevância de suas ideias no cenário global atual.
Este seminário visa celebrar a herança de Amílcar Cabral, mas também fomentar um diálogo produtivo sobre a literatura, cultura e questões socioambientais que conectam a Amazônia, Brasil e Cabo Verde.