Foi divulgada no mês de outubro do ano em curso a deliberação N° 026/CONSU/2021 que aprova o Calendário de Eleição do Reitor da Universidade de Cabo Verde. Os candidatos deverão apresentar as suas candidaturas, acompanhadas do Curriculum Vitae, programa de ação a desenvolver e indicação do respetivo mandatário.
As candidaturas deverão ser apresentadas no período compreendido entre 10 e 14 de dezembro do corrente ano, junto à Comissão Eleitoral. A Comissão Eleitoral divulgará, até ao dia 17 de dezembro, em locais próprios da Uni-CV, a lista provisória das candidaturas.
A eleição será realizada no dia 19 de janeiro de 2022, das 9h às 17h, do mesmo dia, sem interrupções, em locais a serem definidos pela Comissão Eleitoral.
O Reitor é eleito por um colégio eleitoral, conforme estipulado nas alíneas a) a d) do nº 4 do Artº 6 do Regulamento para Eleição do Reitor.
O mandato do Reitor é de 4 (quatro) anos, não podendo ser eleito por mais de 2 (dois) mandatos consecutivos.
O processo de eleição do Reitor é conduzido por uma Comissão Eleitoral eleita pelo Conselho da Universidade, cabendo ainda a este órgão aprovar o respetivo regulamento eleitoral, com a observância do disposto nos números anteriores.
Os integrantes da Comissão Eleitoral que coordenará o processo para a escolha do novo reitor da Universidade de Cabo Verde para o período de 2022-2026. A designação foi formalizada através da Deliberação N° 025/CONSU/2021, publicada no dia 22 de outubro de 2021.
Presidente
Vices-presidentes
Secretária
Vogais
Apoio técnico
As candidaturas são entregues ao secretariado da Comissão Eleitoral no período previsto no calendário eleitoral.
A formalização das candidaturas é feita em carta dirigida ao Presidente da Comissão Eleitoral, acompanhada do processo de candidatura constituído por:
Se findo o prazo previsto no calendário Eleitoral não houver candidaturas, será desencadeado novo procedimento de eleição com calendário a definir pelo Conselho da Universidade.
Não podem ser aceites as candidaturas: