Apresentação
O Gabinete de Orientação Psicopedagógica (GOPE) surgiu da necessidade identificada pelos SAS de colocar em prática algumas atribuições, como apoiar os estudantes no seu processo de socialização no ambiente universitário e no seu desempenho pessoal e académico; organizar o serviço de aconselhamento psicossocial e providenciar uma prestação de serviços médicos e apoio clínico aos estudantes; promover o estudo, a conceção e o planeamento de medidas que visem prevenir o abandono e o insucesso de estudantes.
O desafio da transição, adaptação e permanência no ensino superior é um processo complexo onde interagem tanto variáveis pessoais como académicas e contextuais, tendo repercussões a nível de desempenho global do estudante e do seu rendimento académico. O GOPE está aberto a toda a comunidade académica. Conte conosco na sua jornada no ensino superior.
Objetivos
Desde a sua abertura no ano de 2014, o gabinete vem servindo os estudantes, tendo como base os seguintes objetivos gerais:
Atividades
Trabalhando em parcerias tanto internas como externas, o GOPE realiza atividades que vão de encontro aos princípios que justificam a sua existência, e às demandas da comunidade académica. As atividades realizadas agrupam-se em: