A Universidade de Cabo Verde vai realizar um atelier subordinado ao tema  “As oportunidades de Negócios no âmbito da Economia Azul e os setores das pescas, turismo e energia” nos dias 16 e 18 de setembro, nas cidades da Praia e do Mindelo, respetivamente. No dia 16, o atelier vai ter lugar no auditório da Escola de Negócios e Governação, às 10h, e no dia 18, nas instalações do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), na Cova D'Inglesa, às 10h.

A atividade é realizada em parceria com o INDP e o Campus do Mar, através da Universidade de Vigo e a Pró-empresa, no âmbito do programa da 2ª fase do EMPREAMAR CV. Tem por finalidade partilhar experiências sobre empreendedorismo Azul em Galícia, bem como as oportunidades de negócios no setor marítimo em Cabo Verde.  

O atelier pretende fortalecer o debate sobre o empreendedorismo e a Economia Azul, promover e reforçar o ecossistema de empreendedorismo sustentável e reforçar o aproveitamento das oportunidades de negócio em cada um dos âmbitos escolhidos.

O Empreamar Cabo Verde é um programa de empreendedorismo para o setor marítimo no país que visa a inovação para o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras de Cabo Verde. Em termos gerais, o programa ambiciona, também, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que dependem da economia marítima, através da implementação de soluções inovadoras.

Recorde-se que nos últimos anos Cabo Verde fez uma aposta no crescimento da Economia Azul como um dos pilares do seu desenvolvimento. Por isso tem delineado políticas para aumentar a competitividade do setor das pescas e também de toda a cadeia de valor ligada ao desenvolvimento deste segmento da economia.

Neste caso, o empreendedorismo no setor do mar é um dos itens cruciais para incrementar a produção de riquezas e desenvolver as comunidades piscatórias.

O êxito desta iniciativa assegura a sua continuidade com novas fontes de financiamento e com a colaboração de novos atores. Atualmente, os sócios do programa Empreamar CV são: Universidade de Cabo Verde, INDP (Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas), Universidade de Vigo – Campus do Mar e a Pró-empresa. A AECID e a Xunta de Galícia apoiam a iniciativa através de financiamento e apoio técnico e institucional.

bannerEmpreamar.jpg

Programa do Atelier - Praia

Programa do Atelier - São Vicente

Atelier sobre economia azul.jpg

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account