A Comissão Europeia financiou, no montante global de 58 260,00 euros o Projeto 2020-1-PT01-KA107-077951 International Credit Mobility (ICM), para a mobilidade, estágio/treinamento, de 4 estudantes da Licenciatura em Educação Física e Desporto da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), bem como a mobilidade de professores e staff das instituições.

Este projeto resultou de uma candidatura conjunta do Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação (IPC-ESE) e da Uni-CV - Faculdade de Educação e Desporto (Uni-CV-FaED).

O objetivo é realizar uma investigação transcultural de análise dos níveis de Atividade Física e comportamento sedentário das populações, transtornos e atrasos do desenvolvimento psicomotor, bem como da performance e coordenação motora ao longo da vida (crianças, jovens, adultos e idosos). Recorrer-se-á à acelerometria e à avaliação da competência e coordenação motoras (Motor Competence Assessement, MABC 2, KTK e TGMD-3) e tarefa de levantar a partir da posição supina (Supine to Stand Task).

Na primeira missão de Portugal a Cabo Verde, de 5 a 12 de outubro de 2021, participam a Professora Maria João Cardoso, PhD (Pró-Presidente do IPC), o Professor Rui Mendes, PhD (Coordenador Científico, IPC-ESE), Dra. Catarina Marques (IPC) e a Dra. Estela Silva (IPC-ESE).

A mobilidade para investigação terá a coordenação dos Professores Rui Mendes, PhD, e Filomeno Tavares, PhD (Uni-CV-FaED). Envolverá a mobilidade de dezembro de 2021 a maio de 2022, das Professoras Ana Rodriguez, PhD (Uni-CV-FaED) e Cristina Leandro, PhD (IPC) e dos Professores do António Damásio, PhD, Ricardo Gomes, PhD e Francisco Campos, PhD, bem como da Dra. Albertina Mota e o Dr. Edmirson Fortes da Uni-CV-FaED.    

A missão envolveu, encontros institucionais entre os responsáveis e os gabinetes de relações internacionais e com a equipa reitoral da Uni-CV e de apresentação do projeto de investigação. Foram realizadas 3 reuniões presenciais de coordenação científica e técnica e uma reunião presencial com os estudantes.

No quadro da sua presença na cidade da Praia, o Professor Rui Mendes, proferiu uma conferência intitulada "Desenvolvimento motor ao longo da vida" e realizou dois workshops: “Avaliação da competência e coordenação motora" e “Atividade física: avaliação de níveis de atividade e comportamento motor".

Foram também realizadas pela equipa de Portugal reuniões com o Comité Olímpico Cabo-verdiano e com Cooperação Portuguesa na Embaixada de Portugal na Cidade da Praia - Cabo Verde.

No presente os estudantes preparam a sua viagem enquanto aguardam pelo visto para a deslocação a Coimbra-Portugal durante 4 meses.  

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account