IMG 0223

A equipa da ProCultura+, um programa de mobilidade da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), ministrou na Uni-CV uma formação e esclarecimentos sobre programa de mobilidade,para estudantes e, docentes e funcionários.

Na sessão formação do programa, foram discutidas um conjunto de informações referentes aos requisitos da candidatura, fases das candidaturas, bolsas do programa, instituições de acolhimento e dos cursos disponíveis para mobilidade.

Durante a apresentação, fez-se saber que o programa de mobilidade AULP, é um programa em que estudantes da Uni-CV podem participar por um semestre (5 meses), com a oportunidade de escolher uma de entre as 80 instituições de um país da língua portuguesa, como Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor-Leste.

Para inscrever é necessário que os estudantes estejam  matriculados na Uni-CV, frequentem o curso de licenciatura, bacharelado ou mestrado, ser nacional e residente de um dos países dos PALOP-TL, fazer disciplinas similares do semestre, e ser a primeira vez que participa do programa de mobilidade.

O programa de mobilidade AULP está dividido em 4 fases:

1.º Registo - Consiste em registar-se nesta plataforma

2.º Pesquisa - Ao selecionar a sua instituição de ensino irá ter acesso a quais Mobilidades ProCultura+ pode candidatar-se. Atenção às áreas de estudo permitidas e ao número de vagas.

3.º Candidatura - Todas as candidaturas têm de ser feitas através desta plataforma, mediante o preenchimento e envio do formulário que terá acesso após fazer o seu registo.

4.º Resultados - Deves aguardar pelos resultados da tua candidatura no máximo até 2 meses antes do início do novo semestre.

Os cursos que mais recomedaram a participação de estudantes, foram o de Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Cabo-verdianos e Portugueses (ECVP)Gestão do Património Cultural e Educação Artistica

Atualmente já foram oferecidas 58 bolsas de mobilidade, sendo nove atribuidas aos estudantes da Uni-CV.

O ProCultura+ é um programa de mobilidade AULP que reúne estudantes e professores visando promover a capacitação artística e construção de pensamento crítico de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP-TL), através da concretização de 94 mobilidades. As mobilidades decorrem entre fevereiro de 2023 e julho de 2025 e têm a duração de um semestre letivo para os estudantes, e de uma semana de trabalho para os professores.

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional criada em 1986, que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores, com mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa.

Em processo de atualização

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account