Um consórcio de cinco Institutos Nacionais de Saúde Pública Africanos, cinco Instituições Académicas (3 africanas e 2 europeias) e cinco centros de investigação (3 africanos e 2 europeus) juntam-se neste projeto para desenvolver um programa de mestrado em Epidemiologia de Campo (FETP) na Universidade de Cabo Verde (FETP-CV), com base nas experiências de Moçambique e Angola na formação em Epidemiologia de Campo.

Os 15 bolseiros são provenientes de três países lusófonos (Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe). O projeto será desenvolvido durante 42 meses. O programa de mestrado será ministrado em língua portuguesa com a duração de 24 meses. O pacote de trabalho 1 abordará a Gestão do Consórcio. Será presidido pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-IHMT) coadjuvado pelo IP de cada uma das instituições participantes. Os primeiros 6 meses (Pacote de trabalho 2) serão para adaptação da estrutura do curso e módulos ao contexto da África Ocidental e os requisitos para inscrição do programa na Uni-CV. Estes serão liderados por Moçambique (NOVA-IHMT/FM- UEM) (Professor Mohsin Sidat) e Cabo Verde (Uni-CV) (Professor António Pedro Delgado). Este pacote de trabalho estende-se ao longo de todo o curso de forma a acompanhar a evolução e integrar a aprendizagem numa oferta académica sustentável da Uni-CV.

Os próximos 24 meses serão divididos entre dois pacotes de trabalho inter-relacionados: formação académica baseada na universidade (Pacote de trabalho 3) e treinamento de campo baseado no local (Pacote de trabalho 4). O pacote de trabalho 3, sobre Formação Académica de Base Universitária, será copresidida pela Uni-CV (Cabo Verde) e Nova-IHMT (Portugal). O pacote de trabalho 4, Treinamento de Campo Baseado no Local, será copresidido pelos Institutos Nacionais de Saúde Pública (INSP) de Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Os últimos seis meses serão focados no estabelecimento de uma rede de ex-estudantes e uma estrutura de apoio e acompanhamento (Pacote de trabalho 5, Networking e divulgação e planeamento futuro). Este será copresidido pelos INSP de Angola e São Tomé e Príncipe.

Launch ceremony of FETP-CV Master in Epidemiology Training

 

Parceiro Coordenador

logo fundacao pt

Financiador

logo fundacao pt

parceiros_MEC.png

The project FETP_CV is part of the EDCTP2 programme supported by the European Union under the grant agreement number CSA2020E – 3113.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account