A Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento realizou, acompanhada dos dois diretores do Instituto Confúcio, o Prof. Zhou Fuqiang e a Profª. Ermelinda Tavares, uma visita oficial a China entre os dias 9 e 13 de dezembro, e assinou o memorando de entendimento com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong (GDUFS). 

5Reitora da Uni-CV realiza visita oficial a China.jpg

Neste âmbito, a Reitora e a comitiva visitaram várias unidades da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong e se reuniram com membros do Departamento de Estudos Africanos e do Departamento de Línguas Estrangeiras de GDUFS. A assinatura do protocolo entre a GDUFS, representada pelo Presidente do Conselho Geral, o Prof. Sui Guangjun e a Uni-CV, representada pela Reitora Judite do Nascimento destacou-se como o ponto alto do programa realizado nos dias 12 e 13 de dezembro.  

{os-gal-134}

Para além dos encontros oficiais, a comitiva realizou um encontro com estudantes de língua portuguesa da GDUFS, apresentou a Universidade de Cabo Verde e conversou sobre o programa de mobilidade académica que se prepara no âmbito do protocolo assinado, bem como no quadro do programa específico do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde. 

Com base nos princípios de benefício mútuo, ambas as instituições pretendem explorar oportunidades de colaboração nas seguintes áreas:

  • Intercâmbio de estudantes, tanto na graduação quanto na pós-graduação, para visitas académicas de curta duração ou para aquisição de um diploma académico;
  • Mobilidade de docentes e técnicos para fins de ensino e colaboração em pesquisa e intercâmbio;
  • Desenvolvimento de um currículo conjunto que atenda aos requisitos de cada instituição para obtenção de um diploma académico ao nível de graduação e/ou de pós-graduação, a fim de que os estudantes de uma instituição possam auferir dois diplomas, cada um de uma instituição;
  • Desenvolvimento de programas de graduação e pós-graduação em língua chinesa;
  • Reforço da cooperação destinada ao desenvolvimento do Instituto Confúcio na Uni-CV;
  • Colaboração em pesquisa nos campos de interesse mútuo entre equipa de pesquisa, professores, departamentos e escolas de ambas as instituições, incluindo, entre outros, o estabelecimento de centros de pesquisa conjuntos, solicitação de fundos de pesquisa, implementação de projetos de pesquisa, publicação de projetos académicos e organização de conferências e seminários internacionais sobre tópicos de pesquisa mutuamente acordados.

9Reitora da Uni-CV realiza visita oficial a China.jpg

Ainda no quadro dessa visita, a Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, teve a oportunidade de apresentar uma conferência intitulada “Desafios e perspetivas de desenvolvimento da parceria entre a Uni-CV e a GDUFS”.

{os-gal-135}

Vale sublinhar que entre os dias 9 e 10, a comitiva participou na conferência que reuniu centenas de comunicações, organizada por Hanban em Changcha, onde participaram todos os Institutos Confúcio a nível mundial, representados pelos Reitores e diretores chinêses e locais dos Institutos Confúcio. Durante o evento, aberto e encerrado ao mais alto nível pelo Ministro da Educação e com representação de várias personalidades chinesas e estrangeiras, foram premiados e homenageados os melhores Institutos Confúcio do mundo e as personalidades que se distinguiram na promoção da língua e da cultura chinesas.

mmexport1576845621110Reitora da Uni-CV realiza visita oficial a China.jpg

Também reuniu-se, em sessão ordinária, o Conselho Administrativo do IC-Uni-CV, copresidido pelas duas Universidades. A Reitora da Uni-CV fez uma apresentação sobre as perspetivas de desenvolvimento do CI-UniCV, resumindo as expetativas anteriormente discutidas com a Equipa Local. Apresentou um conjunto de propostas, que tiveram um acolhimento muito positivo da parte da GDUFS, nomeadamente:

  1. Reiterou que o IC-Uni-CV já está a reunir condições para a implementação do Programa de Graduação em Ensino de Língua Chinesa na Uni-CV.
  2. Registou a necessidade de as duas Universidades acertarem os detalhes sobre as responsabilidades de cada uma no processo de preparação para a implementação do programa de graduação.
  3. Solicitou o suporte e a autorização da GDUFS na reserva de 5 vagas de mestrado e na atribuição de 5 bolsas para estudantes cabo-verdianos, que se formarão em Ensino de Língua Chinesa para virem a lecionar no programa de graduação.
  4. Considerando que o mandato do Professor Zhou Fuqiang deveria terminar este ano, a Reitora solicitou a prorrogação do mesmo, por mais dois anos, considerando os riscos associados a uma mudança de direção num momento em que se desenham desafios importantes para o Instituto Confúcio-Uni-CV.

A Professora Ermelinda Tavares, na qualidade de diretora local do IC-UniCV, apresentou o projeto do programa de graduação, o qual mereceu aprovação pela parte chinesa. O Professor Zhou Fuqiang fez o balanço global das atividades desenvolvidas pelo IC-Uni-CV ao longo dos últimos anos, mostrando uma evolução muito significativa e merecendo os elogios da parte chinesa pelo sucesso das atividades e pelo desenvolvimento do Instituto. 

Nos dias 10 e 14 de dezembro, o Diretor Zhou Fuqiang participou em duas reuniões específicas entre os diretores chineses dos Institutos Confúcio ao nível mundial, durante as quais teve a oportunidade de partilhar experiências e identificar boas-práticas em diferentes paragens. 

mmexport1576845626596Reitora da Uni-CV realiza visita oficial a China.jpg

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account