IMG_8095.JPG

 

Durão Barroso ministra aula magna na Universidade de Cabo Verde.JPG

O Presidente da Goldman Sachs Internacional, antigo primeiro-ministro de Portugal e ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, ministrou uma aula magna no dia 17 de dezembro, no auditório da Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde.

Durão Barroso afirmou que é um prazer estar na Universidade de Cabo Verde. Durante a sua comunicação, referiu-se a temáticas como o populismo e o nacionalismo para realçar que a crise financeira iniciada em 2007/2008 nos Estados Unidos da América, que se propagou pela Europa a ponto de atingir o Euro, colocou problemas específicos na Zona Europa porque esta não se encontrava equipada com instrumentos para responder a tal exigência. 

Recordou que foi durante o seu mandato na presidência da União Europeia que se fez a parceria especial entre Cabo Verde e União Europeia, ressaltando que o escudo cabo-verdiano está numa paridade fixa com o euro, o que “é importante para a estabilidade económica, financeira, monetária” e também para o investimento estrangeiro e para a criação do emprego em Cabo Verde.

{os-gal-136}

Durão Barroso foi eleito pela primeira vez para o Parlamento português em 1985, ocupando em sucessivos Governos os cargos de Secretário de Estado da Administração Interna, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e Ministro dos Negócios Estrangeiros. Em 1999, foi eleito presidente do Partido Social Democrata e tornou-se líder da oposição. Foi Primeiro-Ministro de Portugal de 2002 a 2004 e presidente da Comissão Europeia de 2004 a 2014.

José Manuel Durão Barroso foi agraciado com vários graus honorários e recebeu mais de 60 condecorações, prémios e distinções, incluindo a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e o Grande Colar da Ordem do Infante Dom Henrique.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account