projeto_orizon_8754b.jpg

O projeto de investigação Orthography and Identity in Caboverdean (ORIZON), com a duração de 18 meses, é liderado pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) e conta com a participação de investigadores do Centro de Investigação em Humanidades (CiHU) da Uni-CV. Financiado pela FCT (2024.13731.PEX), o projeto pretende explorar as interseções entre variação linguística, representação ortográfica e identidade em Cabo Verde, através de uma abordagem interdisciplinar que articula descrições linguísticas detalhadas com uma perspetiva sociolinguística.

O projeto tem como um dos objetivos analisar a relação entre padronização linguística e identidade, à luz de estudos recentes sobre contextos multilingues, analisar o discurso metalinguístico sobre as variedades do cabo-verdiano e compreender como são percebidas pelos falantes, nomeadamente no que respeita às atitudes face a um sistema ortográfico unificado.

Pretende-se também identificar desafios e oportunidades para a criação de um modelo ortográfico inclusivo, através do diálogo com falantes, especialistas, decisores políticos e linguistas.

Outro objetivo central do ORIZON é aprofundar, com base em trabalho de campo, o conhecimento das estruturas fonológicas, morfossintáticas e lexicais das variedades menos documentadas do cabo-verdiano, nomeadamente das ilhas da Brava, Boa Vista, Sal, São Nicolau e Santo Antão.

O projeto adotará uma metodologia mista que integra entrevistas qualitativas, observações etnográficas, análise de discurso em meios de comunicação e redes sociais, bem como a recolha e análise de dados quantitativos (questionários). A investigação será ainda enquadrada por documentos históricos que permitam compreender dinâmicas de continuidade e de rutura na ideologia linguística cabo-verdiana.

Para além da participação dos investigadores do CiHU, o ORIZON assegurará o envolvimento de assistentes de investigação da Uni-CV e consultores locais, promovendo uma investigação ancorada na comunidade de fala.

Espera-se que o ORIZON contribua para o reforço da política de internacionalização da investigação da Uni-CV, reforço de atividades de iniciação científica e para o desenvolvimento de políticas linguísticas mais inclusivas. A iniciativa visa gerar impacto tanto em Cabo Verde como noutros contextos pós-coloniais, através da apresentação de resultados em conferências internacionais e da publicação de artigos em revistas científicas de referência.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account