Encontra-se atualmente em curso a Formação de Formadores em Empreendedorismo Social promovida pelo Projeto IMPAR – Inovar para Empoderar as Mulheres como Promotoras da Economia Social Subsaariana. O curso, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, iniciou-se no dia 18 de março, com sessões síncronas realizadas através da plataforma Zoom, decorrendo ainda nos dias 25 de março e 1 de abril, das 9h às 12h. Seguir-se-á uma sessão presencial em Luanda, Angola, entre 9 e 11 de abril.
A formação pretende capacitar docentes e técnicos/as universitários/as de Cabo Verde, Moçambique e Angola, dotando-os/as de competências para criar e gerir empresas sociais eco-inclusivas, sobretudo lideradas por mulheres. Este programa surge da parceria entre várias instituições, entre elas a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Universidade do Mindelo, Universidade Técnica de Angola, Universidade Independente de Angola, Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Pedagógica de Maputo, Instituto Politécnico de Coimbra, Universidade de Almeria e International Consulting And Mobility Agency Sociedad De Responsabilidad.
Entre os temas abordados estão os "Fundamentos para o Empreendedorismo Social no Feminino", "Curso Avançado em Empreendedorismo Social no Feminino" e estratégias de ensino e utilização de plataformas digitais.
Na Uni-CV, o Centro de Investigação e Formação em Género e Família coordena a organização local e a mobilização dos participantes, atuando em parceria com entidades dedicadas à promoção do empreendedorismo feminino no país.
A formação visa preparar docentes e técnicos/as para replicarem localmente os conhecimentos adquiridos, promovendo diretamente o crescimento sustentável da economia social e do empreendedorismo feminino na região subsaariana.