448890943_910582847750289_3665096680789597096_n.jpg

“Migrações, desigualdades e desenvolvimento sustentável” é o tema central do XXXIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que está a decorrer de 24 a 26 de junho de 2024, no Rio de Janeiro, Brasil, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro como anfitriã. Durante o encontro, serão abordados os subtemas “Desafios das Migrações”, “Desigualdades no Mundo Global” e “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”. 

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) está representada pelo reitor José Arlindo Barreto, que é um dos vice-presidentes da AULP. Os Encontros Anuais da AULP, que envolvem instituições membros e dirigentes governamentais, são itinerantes e têm como objetivo reunir contribuições de diversas regiões para enriquecer o debate científico e fortalecer as relações entre os membros da comunidade de língua portuguesa.

Os encontros visam também estimular a investigação no ensino superior, promover a mobilidade de alunos e docentes, ampliar o papel da língua portuguesa na disseminação do conhecimento, dinamizar a rede de universidades de língua portuguesa, valorizar as diversas culturas lusófonas, consolidar laços e promover ações conjuntas entre os seus membros.

A AULP é uma ONG internacional, criada em 1986, que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores. Conta com mais de 130 membros dos países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account