A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e o Banco BAI Cabo Verde firmaram, nesta terça-feira, dia 18 de junho, um protocolo de parceria que visa reforçar os laços entre o setor académico e o financeiro. A assinatura do protocolo decorreu na sala de reuniões do edifício 2, no Campus do Palmarejo Grande, e foi rubricado pelo Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, pelo Presidente da Comissão Executiva Administradora Executiva, Jorge Manuel Silva Almeida, e pela Administradora Executiva, Carla Monteiro do Rosário.
Este protocolo de colaboração pretende estreitar as relações entre o meio académico e o setor bancário, promovendo iniciativas conjuntas que beneficiarão tanto a comunidade académica como os estudantes da Uni-CV. O Presidente do Banco BAI, disse que esta parceria “representa uma oportunidade para melhorar as condições da classe trabalhadora e oferecer apoio contínuo aos estudantes, possibilitando que estes completem as suas formações académicas com mais suporte financeiro.”
O Reitor Barreto sublinhou a importância da cooperação para o progresso institucional da universidade: “Esta parceria reflete o nosso empenho no reforço das nossas capacidades académicas e das competências profissionais dos nossos estudantes. Estamos a desenvolver uma série de projetos que visam a formação académica, mas também a preparação dos nossos alunos para o mercado de trabalho.”
Entre as várias iniciativas previstas pelo acordo, inclui-se a introdução de condições preferenciais em produtos e serviços bancários para colaboradores e estudantes da Uni-CV, bem como a integração de melhores estudantes no estágio profissional no Banco BAI. Adicionalmente, o protocolo visa a criação de programas de formação que alinhem as necessidades educacionais com as exigências do mercado de trabalho cabo-verdiano.