O estudante do 4.º ano do curso de Engenharia Informática e de Computadores, Deriques Monteiro, assumiu ontem a presidência da Direção-Geral da Associação Académica dos estudantes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). O evento, realizado no auditório 102 do edifício 8, Campus do Palmarejo Grande, contou com a presença da Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, Fátima Fernandes, e do Pró-Reitor para as áreas de Tecnologia, Inovação e Dados, Celestino Barros, além de estudantes e docentes.
A cerimónia de posse foi conduzida por Eliane Vieira, da equipa cessante, que oficializou a transferência de poder para Deriques Monteiro. Este momento simboliza a renovação da liderança estudantil, mas também um novo capítulo na história da associação.
Monteiro, um estudante do 4.º ano de Engenharia Informática e de Computadores, recentemente honrado como o primeiro Embaixador Cabo-verdiano da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), expressou a sua visão e compromisso no seu discurso inaugural. "Inauguramos hoje uma nova fase do associativismo estudantil," afirmou Monteiro, destacando a legitimidade e vitória da Candidatura Por Uma Verdadeira ACAD Uni-CV (PUVA).
Reiterando o seu compromisso com a transparência, responsabilidade e colaboração, Monteiro prometeu fortalecer o espírito comunitário e garantir uma voz coletiva para os estudantes. "Vamos construir pontes de comunicação principalmente com a Equipa Reitoral, promover a inclusão e garantir que todos tenham um lugar nesta grande família académica," disse ele.
A Pró-Reitora Fátima Fernandes, falando em representação do Reitor, enfatizou as competências da ACAD e a importância da colaboração entre a direção e os estudantes para o enriquecimento da experiência universitária.
Além do presidente, também tomaram posse membros da Mesa da Assembleia Geral, Conselho Diretivo e Conselho Fiscal e de Disciplina, marcando uma renovada direção para a Associação Académica dos estudantes da Uni-CV. Com um forte apelo à união e ao trabalho coletivo, a nova liderança de Monteiro sinaliza uma era de mudanças positivas e de envolvimento ativo dos estudantes na vida académica da Universidade de Cabo Verde.