IMG 9752IMG 9792A Faculdade de Educação e Desporto do Polo II, Mindelo, recebeu nos dias 17 e 18 de outubro um seminário dedicado à “Medicina Desportiva e Desporto”, que contou com a participação de diversas personalidades das áreas.

O evento de dois dias foi prestigiado com a presença do médico especialista em medicina desportiva e médico do Comité Olímpico Cabo-Verdiano, Doutor Humberto Évora, que apresentou inúmeros tópicos sobre o tema, entre os quais “Problemas médicos ligados ao desporto”, “Desporto e crianças atletas”, “Importância dos exames médico-desportiva”, “Avaliação funcional dos atletas”, entre outros.

Além disso, o Doutor Humberto Évora apresentou o painel sobre “Prevenção das lesões desportivas”. Ainda no primeiro dia, os estudantes do curso de Educação Física e Desporto da Uni-CV tiveram a oportunidade de assistir à explanação do treinador Rui Alberto Leite sobre “O que é ser treinador de futebol?”.

No período de tarde do mesmo dia, os estudantes participaram de exercícios práticos com os oradores.

No segundo dia, 18 de outubro, os presentes ficaram a par da “Preparação e participação de Cabo Verde nos Jogos de Tóquio (2020)”, painel ministrado pelo Leonardo Cunha, assessor da Presidente do Comité Olímpico Cabo-Verdiano e Gestor de projeto externo.

Durante a sua intervenção, Cunha fez questão de frisar que “o desporto não deve ser visto como uma despesa, mas sim como um investimento” e lamentou a falta de apoio do Estado Cabo-verdiano.

De seguida, o Chefe de Missão Paris 2024, Léo Moreau, deu a conhecer os preparativos para os Jogos Olímpicos de Paris, que acontecerá já no próximo ano.

A Universidade de Cabo Verde agradece pelos dois dias de partilha de conhecimento e de experiências com os nossos estudantes, almejando que encontros enriquecedores com este se tornem rotineiros em nossa Casa.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account