A Universidade de Cabo Verde desenvolve, em parceria com a IMS da Universidade Nova de Lisboa, uma Pós-Graduação em Ciências de Dados em Finanças, com o objetivo de ajudar na melhor formação das empresas e dos licenciados na área de economia digital. O programa conta com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian - Portugal.
A Pós-Graduação visa atenuar algumas falhas de formação na área científico-tecnológica, preparar as empresas financeiras como bancos e seguradoras e capacitar os estudantes a usar as ferramentas de ciência de dados.
Esta formação será destinada aos licenciados em áreas como Matemática, Estatística, Economia, Gestão, Engenharia; e também a profissionais do mercado de capitais, gestores de ativos e de risco, docentes, investidores, investigadores, bem como seguradoras, bancos e empresas de análise de dados.
O curso dará prioridade a áreas como Trading, Assessoria, Tecnologia Financeira, Consultoria, Modelos Preditivos, Computação Financeira, além de contribuir para a modernização do sistema empresarial de Cabo Verde, permitindo que, ao final da formação, seja possível fazer a análise de grandes volumes de dados.
Este curso será lecionado por professores da Universidade Nova de Lisboa, com assistência de professores da Universidade de Cabo Verde, e tem uma propina inferior ao valor praticado em Portugal.
Com isso, a Uni-CV espera atingir o numerus clausus logo na primeira fase de candidaturas, já que o curso oferece ótimas opções de empregabilidade. Salienta-se ainda que esta pós-graduação dá acesso ao Mestrado em Estatística e Gestão da Informação, com especialização em Análise e Gestão de Riscos. Este mestrado está classificado como um dos melhores nas áreas de Seguros, Gestão de Risco e Ciências pela Universal, agência internacional que publica os ranking dos melhores mestrados.