IMG 0843

A Universidade de Cabo Verde teve um encontro com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no dia 24 de novembro, para falar da parceria que as duas instituições de ensino tem desde 2019, desta reunião os presentes concordaram em focar em duas áreas estratégicas que são a mobilidade e a investigação.

O Reitor da Uni-CV apoiou a ideia de reforçar a parceria, na medida em que tanto o Brasil como Cabo verde são países irmãos que passaram por muitas experiências juntos.

José Arlindo Barreto sublinhou que o momento é perfeito para lançar e retomar esta cooperação com uma agenda específica e com ações mais concretas, eliminando todos os protocolos que estão na gaveta sem terem a sua devida implementação.

Opinião também partilhada pelo Reitor da Unilab, Roque Albuquerque que ressalvou que a instituição de ensino tem um DNA internacional e, está aberta para a ideia dos professores realizarem Pós-Graduações nesse estabelecimento de ensino.

Mencionou que alguns dos cursos ministrados pela Unilab já contam com grandes avanços e que seria interessante explorar, como, por exemplo, o curso de farmácia que já trabalha com a nanotecnologia e o de medicina que atua em hospitais.

A pró-Reitora para Relações Institucionais e Internacionais da Unilab, Artesima Monteiro salientou que a instituição deseja apoiar na mobilidade de técnicos, docentes e discentes, e que o desejo é criar acordos e constituir grupos de trabalho para que os protocolos sejam colocados em prática.

Por outro lado, o pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique Pinheiro sublinhou que a recente mudança política do Brasil favorece uma melhor abertura para parcerias entre a África e o país. Sustentou ainda que o objetivo desta cooperação é o de estreitar as relações entre as instituições por meio do diálogo contínuo. Evidenciou que a pesquisa/investigação merecem ter um melhor foco nesta parceria, na medida em que seria interessante a convivência entre pesquisadores de diferentes países.

Criada em 2010, a Unilab é uma universidade do Brasil cuja missão é integrar o continente africano com o americano, fomentando o desenvolvimento social e económico dos dois continentes.

 

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account