As atividades, que aconteceram ao longo dos dois últimos meses, junho e julho, tiveram espaço dentro e fora da Universidade de Cabo Verde. Enquadrado no seu Plano de Trabalho Anual (PTA), assinado com o UNFPA/UNICEF em fevereiro de 2022, este leque de eventos teve por base temas sociais diversos e contou com a ajuda de muitos parceiros.

Sob os lemas “Universidade alinhada e comprometida com os ODS - Prevenindo contra da Violência de Género” e a “Discriminação em Cabo Verde e ODS nas Escolas – Educando para a Igualdade” as atividades do Centro de Investigação e Formação em Género e Família da Universidade de Cabo Verde (CIGEF) aconteceram essencialmente nos municípios da Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago

Estes eventos fazem parte, também, das atividades de Divulgação dos ODS na Universidade de Cabo Verde (C4D), Formação de professores e de alunos dos agrupamentos escolares de Ribeira Grande de Santiago e São Domingos, na área de projeto para prevenção da discriminação, de violências e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. 

Durante o mês de junho, dia 10, foi efetuada uma visita ao Município da Ribeira Grande de Santiago (Santana), onde foram partilhadas experiências e reflexões sobre o tema “O papel da comunidade na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no território – Que desafios para a localidade de Santana?”.

Seminário sobre “Parentalidade (paternidade responsável) e Masculinidades Positivas”, comemoração de junho mês da criança, com estudantes do Agrupamento Escolar de Milho Branco, Escola de Achada Baleia, Município de São Domingos; Agrupamento Escolar de São Martinho Grande e Agrupamento Escolar de Porto Mosquito, também foram algumas das atividades realizadas no sexto mês do ano.

No dia 28 de junho, em parceria com a Associação LGBTI da Praia, o CIGEF realizou uma Mesa-redonda sobre a Diversidade e Direitos da População LGBTI e foi, também, parceiro do Iª Festival de Cinema LGBTI, que que teve espaço no Campus do Palmarejo Grande, envolvendo várias universidades da União Europeia e dos Estados Unidos da América e a Associação LGBTI da Praia. As sessões aconteceram todas as quartas e sextas-feiras, durante todo o mês de junho, sendo que o dia 15 foi dedicado a Cabo Verde, com a projeção do Documentário “Dona Mónica” e uma reflexão sobre a situação das pessoas LGBTI em Cabo Verde.

Já no mês de julho, entre 11 a 15, procedeu-se a uma ação de Capacitação em Género e VBG na Ribeira Grande de Santiago e no dia 31 do mesmo mês foi a data assinalada e comemorada em função do Dia da Mulher Africana.

De salientar que vários parceiros externos contribuíram para a implementação dessas atividades, como a Associação Cultural, Recreativa de Santana (ACRES), Associação LGBTI da Praia, Instituto do Desporto e da Juventude, Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Delegação Escolar de Ribeira Grande de Santiago, Delegação Escolar de São Domingos/ Agrupamento Escolar de Achada Baleia, Alta Autoridade para a Imigração (AAI), Rede Laço Branco.

De sublinhar, também, que essas atividades estão enquadradas no PTA (Plano de Trabalho Anual) do CIGEF, assinado com o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Cabo Verde, como os parceiros estratégicos de desenvolvimento. Além disso, algumas dessas atividades contaram, ainda, com o apoio do Projeto INTRAPI (Desafios da Inovação e transferência em políticas de igualdade: Redes Universidade - Sociedade entre Canárias – África.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account