EMERJ.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) assinaram, na quarta-feira, 15 de junho, um acordo de cooperação académica que tem como objetivo desenvolver um programa de intercâmbio de informações, programas, projetos, pesquisas e ações de educação, com vista ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento dos magistrados e alunos envolvidos. 

O acordo de cooperação foi assinado na sala do Conselho Superior da Magistratura Judicial, em Achada de Santo António, pelo Reitor da Uni-CV José Arlindo Barreto e pela Diretora-geral, Desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

O Reitor José Arlindo Barreto disse esperar que, em breve, comece a se materializar este protocolo com a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

O protocolo de cooperação prevê um programa de intercâmbio que inclui a mobilidade de magistrados para Cabo Verde, de professores, pesquisadores e pessoal técnico-administrativo de nível superior, bem como colaborações em pesquisas e com o corpo discente da Uni-CV. 

A diretora-geral, desembargadora Cristina Tereza Gaulia destaca o papel importante da universidade. “A universidade tem um papel extremamente relevante na formação de todas as pessoas. Sem a universidade, na verdade, a Magistratura não avança. Sem a universidade, nós não conseguimos demolir as muralhas do preconceito, construir portas em relação aos irmãos, estejam eles onde estiverem. Sem a universidade nós não conseguimos formar uma cidadania forte.

O intercâmbio de estudantes poderá ser de curta duração, de até 6 (seis) meses; de média duração, de até 3 (três) anos; e de longa duração, quando for superior a 3 (três) anos. O período de intercâmbio para professores, pesquisadores, pessoal técnico-administrativo e alunos será definido de acordo com cada situação e deverá ser de interesse mútuo. Os candidatos ao programa de intercâmbio deverão possuir conhecimento do idioma em que serão ministradas as aulas. As candidaturas deverão ser apresentadas através das instituições de origem dos candidatos.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account