Entre os dias 6 e 10 de setembro de 2021, terá lugar na Universidade de Cabo Verde, no Novo Campus em Palmarejo Grande (edifício dos auditórios, sala 101), a conferência internacional “The Cape Verde International Days on Mathematics 2021” (CVIM'2021)


Esta é a quarta conferência organizada pela Universidade de Cabo Verde e pela Universidade de Aveiro, Portugal. Esta conferência insere-se no âmbito das atividades de investigação do Grupo de Sistemas e Controlo, do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), e conta com o apoio da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e da Fundação Calouste Gulbenkian. As conferências anteriores decorreram em 2013, 2015 e 2017.

O objetivo do CVIM'2021 é reunir docentes e investigadores de diversas áreas da Matemática como, por exemplo,  Otimização e Análise Variacional, Teoria Matemática de Sistemas, Equações diferenciais ordinárias e parciais, Controlo e aplicações geométricas não lineares, Modelação Matemática e Métodos Numéricos Aplicados à Biomedicina, Cálculo Fracionário  e Machine Learning,  para estes darem a conhecer os seus últimos trabalhos, trocarem ideias e estabelecerem novos contactos que poderão originar colaborações científicas futuras. Pretende-se também com esta conferência promover e incentivar o estudo da Matemática junto dos estudantes de Cabo Verde.

A conferência contará com a presença de 3 palestrantes convidados (Prof. Doutor Miguel Fonseca da Universidade Nova de Lisboa, Prof. Doutor Matheus Lazo da Universidade Federal do Rio Grande e Prof. Doutora Bernardete Ribeiro da Universidade de Coimbra) e várias comunicações de participantes de diversos países. Decorrerá também um curso ministrado pelo Prof. Doutor Delfim F. M. Torres da Universidade de Aveiro, sobre "Cálculo das Variações fracionário: das ferramentas básicas aos métodos avançados", especialmente dedicado a estudantes de mestrado. 

Terá ainda, um programa especial para os alunos de Licenciatura em Matemática e os professores de Matemática do Ensino Secundário, com o Professor Doutor Alexander Kovacec da Universidade de Coimbra: O Reino da Lógica e Kebra-cabeças matemáticos. 

Atendendo à situação pandémica atual, o CVIM'2021 decorrerá na modalidade híbrida, ou seja, decorrerá em simultâneo na modalidade presencial e online.

Para mais informações consultar:  https://sites.google.com/view/cvim2021

 

PosterCV2021 1

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account