Governo_chinês_entrega_Novo_Campus_da_Uni-CV_ao_Governo_de_Cabo_Verde.jpg 

Iniciado em 2017, graças a cooperação bilateral entre o Governo de Cabo Verde e o Governo da República Popular da China, e concluído em 2021, o Novo Campus da Universidade de Cabo Verde foi oficialmente entregue ao Governo de Cabo Verde, na sexta-feira, dia 23 de julho. O Novo Campus está situado em Palmarejo Grande, numa área de acesso rápido e fácil, muito próximo do centro da cidade. São quase 28.000 metros quadrados de área total, albergando 18 edifícios. 

O Novo Campus da Uni-CV foi entregue pelo embaixador da China acreditado na Praia, Du Xiaocong ao chefe de Governo de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

Para o embaixador da China na Praia, este Novo Campus, que o Governo chinês entregou a Cabo Verde, ao fim de quatro anos de obras, é o “maior projeto” financiado por Pequim em Cabo Verde e na África Ocidental.

A cerimónia de entrega foi presidida pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que dirigiu as primeiras palavras de saudação especial ao Novo Campus Universitário do Palmarejo. “Entregamos à Universidade de Cabo Verde um empreendimento de elevada qualidade, à altura da ambição de Cabo Verde, de promover a educação de excelência que queremos cada vez mais, desenvolver neste país”.   

“A qualidade planta-se, cuida-se e aprimora-se desde a base. É nesse sentido que estamos e vamos consolidar o processo de universalização e de qualificação do Ensino Pré-Escolar, consolidar a reforma do Ensino Básico e implementar a reforma do Ensino Secundário, via geral e via técnica. A chegada ao Ensino Superior deverá percorrer cada vez mais um caminho inclusivo e de excelência em termos de qualidade.” 

Segundo a Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, a edificação do Campus Universitário é a realização de um sonho de toda a academia.  “Qualquer professor universitário, funcionário ou estudante tem o sonho de ter um Campus dessa dimensão.  Para nós, significa a realização de um dos maiores sonhos que nós tínhamos”, realçou a Reitora, afirmando que agora a Universidade de Cabo Verde tem Infraestruturas dignas e condizentes com aquilo que é o trabalho que todos têm estado a fazer e a construir para poder garantir a realização da meta da excelência no ensino superior em Cabo Verde.  Judite Medina do Nascimento concluiu que, todo o trabalho desenvolvido conduz exatamente à elevação da qualidade do ensino superior nos três pilares o ensino, a investigação e a extensão universitária.

O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, reconhece que a Uni-CV passará a contar com espaços pedagógicos e equipamentos modernos, adequados ao processo de ensino aprendizagem e suscetíveis de responder as novas exigências da qualificação permanente dos seus professores, estudantes. “Toda comunidade científica e académica terá a sua disposição laboratórios científicos que irão permitir a realização e desenvolvimento generalizado de aulas praticas e laboratoriais e ao mesmo tempo servirão de espaços de experimentação com um embrião tecnicamente seguro para testar hipóteses sobre vias e meios de desenvolvimento do país”, frisou Amadeu Cruz. 

 Orçada em cerca de 5,6 milhões de contos, a construção do novo Campus da Uni-CV foi financiada pela República Popular da China, visando dotar a universidade pública de Cabo Verde de melhores infraestruturas físicas e condições de funcionamento.

O complexo dispõe de 61 salas de aula, cinco auditórios, cada um com capacidade para 150 lugares, oito salas de informática, oito salas de leitura, 34 laboratórios, um salão multiusos com capacidade para 654 pessoas, edifícios de administração, edifícios pedagógicos, refeitórios, biblioteca, dormitórios e espaços desportivos.

Galeria fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account