Protocolo_Ordem-.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV), sob o propósito de criar sinergias para a construção de uma parceria com benefícios mútuos, bem assim definir as bases da cooperação a desenvolver, assinaram um acordo de cooperação para promoção da formação e a investigação no âmbito do sector da Justiça.

A cerimónia de assinatura foi promovida na sala de reuniões da Reitoria, no dia 28 de maio, e contou com a presença da Reitora Judite Medina do Nascimento e do Bastonário de Ordem dos Advogados de Cabo Verde, Hernâni de Oliveira Soares, além dos dirigentes da Universidade.

A Uni-CV compromete a conceber, organizar e realizar cursos de média e curta duração e outras atividades de formação, em domínios de interesse da OACV e em condições a serem definidas de comum acordo; organizar e desenvolver atividades de investigação em áreas de interesse da Segunda Outorgante, em condições a serem definidas por comum acordo; bem como a promoção de eventos científicos, nomeadamente, palestras, conferências e congressos, e, em condições a serem definidas de comum acordo.

“O objetivo do protocolo é claro, poderá satisfazer ambas as partes. A Universidade de Cabo Verde poderá desempenhar um papel muito mais importante na formação dos advogados, advogados estagiários e não só, porque os desafios a formação hoje são muitos. Nós temos um mercado jurídico que aumentou exponencialmente, mas o profissional o cabo-verdiano ainda está muito ligado ao mercado tradicional. Hoje há áreas que são inexplorados pelos nossos profissionais tal como o direito à saúde, direito da tecnologia, isso trará vantagens muito grande se conseguimos materializar isso com know how que a Universidade de Cabo Verde já tem”, sublinhou o Bastonário de Ordem dos Advogados de Cabo Verde. 

Por sua vez, a Reitora afirma que “os projetos que estão em desenvolvimento na Escola de Negócios e Governação nesta área, contará vivamente com a parceria da OACV. Nós vamos dar mais um passo, vamos abrir mais uma janela, no processo de desenvolvimento e consolidação da Universidade de Cabo Verde. O curso de licenciatura em direito, constitui um novo pilar de ofertas formativas da Uni-CV”. 

A Ordem dos Advogados de Cabo Verde compromete-se a apoiar à Uni-CV, na solicitação dos seus associados a receber nos seus escritórios estudantes da Uni-CV, sem encargos financeiros, para a realização de estágios e outras modalidades de trabalhos de fim de curso; Incentivar os seus associados com perfil adequado, para aceitar, orientar estágios e desenvolvimento de trabalhos de fim de curso de estudantes da Uni-CV, sem prejuízo para o desempenho das respetivas funções; e colaborar na implementação de programas de formação em áreas do setor do Direito.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account