263152629_437937267954647_9083863706481784353_n.jpgA Universidade de Cabo Verde recebeu, na terça-feira, dia 30 de novembro, a visita de cortesia do Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor José Cândido de Albuquerque, acompanhado do Vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, com vista a se discutir uma parceria na área da saúde.

No encontro realizado na sala de reuniões do Edifício 2, debruçou-se sobre o alargamento do acordo de forma a beneficiar não só os estudantes de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Saúde Pública, mas sim todas as áreas em que as duas universidades desenvolvem relações.

A Universidade de Cabo Verde e a Universidade Federal do Ceará tiveram o seu primeiro protocolo assinado em 2014, que foi reforçado em 2019. “A Uni-CV já desenvolve uma parceria muito antiga na área de geociências, mas também em domínios mais específicos da área de agronomia e do mar, através do Labomar”, disse a Judite Medina do Nascimento, salientando que, neste momento, a universidade pretende retomar as negociações para uma colaboração no curso de mestrado integrado em Medicina, iniciado com o então Reitor Henry de Holanda Campos, da UFC.

“Formamos 17 primeiros médicos em Cabo Verde e, neste momento estamos a negociar com a UFC a reserva de algumas vagas para residência médica, no Brasil, com duração de 2 anos, permitindo aos nossos estudantes fazer a especialização logo depois da formação na Uni-CV. 

O Reitor da Universidade Federal do Ceará está em Cabo Verde a participar no XXII Encontro da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa, reuniu-se com a Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, para inteirar dos projetos que a Uni-CV tem em andamento com a UFC e discutir futuras parcerias na área da saúde. José Cândido de Albuquerque disponibilizou-se, dizendo que dará cobertura a esta negociação previa iniciada com o anterior Reitor.

A Universidade de Cabo Verde, para além de estar a trabalhar com a UFC, também está com a Ordem dos Médicos de Cabo Verde e o Ministério da Saúde de Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account