A Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, divulgou nesta segunda-feira (08 de fevereiro) uma mensagem de felicitação às mulheres pela passagem do seu dia.
“Quero desejar a todas as meninas e mulheres da nossa comunidade académica um feliz Dia Internacional da Mulher. Que seja um dia pleno de alegria e de reflexão sobre o papel que desempenhamos e poderemos reforçar ainda mais no enfrentamento dos múltiplos desafios com que nos deparamos, nomeadamente o nosso contributo para a construção de um mundo mais pacífico, mais saudável, mais harmonioso, mais solidário e onde o respeito pela dignidade humana seja uma prioridade.
Aos homens da Uni-CV, também desejo um feliz dia."
O Dia Internacional da Mulher, proclamado pela Organização das Nações Unidas em 1975, é hoje um marco comemorativo dos avanços sociais, políticos e económicos que as mulheres conquistaram no passado. Surgiu durante um período da História em que o movimento pelos direitos das mulheres atingiu o ponto de ebulição. Décadas antes de o direito ao voto ser conquistado, as trabalhadoras já lutavam pelo direito a um pagamento justo e a condições de trabalho decentes. A industrialização estava a mudar o cenário político e económico, e novas ideologias estavam a espalhar-se e a fortalecer-se.
O significado do Dia Internacional da Mulher evoluiu desde aqueles primeiros anos, quando as mulheres tinham muito poucos direitos, mas continua relevante em 2021.