No âmbito do Projeto Vi.Cente e Santiago ao Cubo, financiado pelo Instituto Camões para Cooperação e Língua, a Casa da Ciência do Mindelo auferiu certificados a seis participantes da Formação em Iniciação à Robótica, destinada aos professores do ensino básico e secundário.
A formação tem como objetivo promover a cultura científica, a inovação pedagógica e o desenvolvimento de competências tecnológicas nos professores do ensino básico e secundário, através da Língua Portuguesa.
Com uma carga horária total de 20 horas, a formação teve também a missão de proporcionar aos professores conhecimentos fundamentais no campo da robótica, capacitando-os para explorar as potencialidades dessa área no contexto educativo.
Os participantes tiveram a oportunidade de adquirir habilidades práticas e teóricas para introduzir conceitos de robótica em sala de aula, promovendo assim a aprendizagem ativa e o pensamento crítico dos estudantes. Foram abordados aspetos básicos de eletricidade e eletrônica, programação de microcontroladores Arduino e sensores.