Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES está vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e tem como atribuição apoiar as universidades, por meio dos seus programas, e atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.

Os vários programas que a CAPES coordena possuem a meta comum de elevar o nível da pesquisa científica em diversas áreas, mantendo o equilíbrio entre a qualidade e a quantidade de cursos autorizados pelo MEC, e ofertados por universidades em todo o Brasil. É também responsável por avaliar a cada 4 anos os cursos que conferem diplomas oficiais de mestrado e doutorado.

A CAPES tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem. A Fundação desempenha diversas atividades, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas e ações, como:

- Avaliação da pós-graduação stricto sensu;

- Acesso e divulgação da produção científica;

- Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;

- Promoção da cooperação científica internacional; e

- Indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.

Neste momento a Uni-CV não tem oportunidades de mobilidade disponíveis para o Brasil com financiamento da CAPES.  

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account