paineis_solares.jpg

No âmbito do projeto ENFOCAVE, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em parceria com a Universidade de La Laguna (ULL; Tenerife, Espanha) e o Instituto Tecnológico de Energias Renováveis de Canárias (ITER), está a instalar uma central fotovoltaica ligada à rede no Campus do Palmarejo Grande.  Esta iniciativa, financiada pelo Cabildo Insular de Tenerife, representa um passo na promoção da energia renovável e na formação prática dos estudantes.

A central fotovoltaica, com uma potência aproximadamente de 17,1 kWp, composta por 30 painéis de 570 Wp cada, estima-se que produza anualmente cerca de 29.673,6 kWh. Segundo o Diretor Local do Mestrado em Descarbonização Energética dos Países Emergentes, um programa internacional de formação avançada ministrado em parceria com a ULL, Silvestre Baptista, "o processo de instalação foi realizado através de um concurso público envolvendo empresas nacionais, com critérios de seleção definidos pelo ITER. A instalação iniciou-se no início de junho."

A instalação da central fotovoltaica contribuirá para a sustentabilidade energética da universidade, com uma redução da fatura energética do campus em cerca de 5%, o que proporciona uma poupança anual de aproximadamente 1.317.335$00. Este sistema servirá ainda como laboratório prático para os estudantes, tanto do mestrado em Descarbonização Energética dos Países Emergentes como da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica. "Os estudantes terão a oportunidade de realizar estágios práticos, aplicando os conhecimentos adquiridos em contextos reais de produção de energia renovável," destacou Baptista. 

A Uni-CV tem planos ambiciosos para expandir este projeto, incluindo a cobertura do parque de estacionamento com painéis solares. "Estamos à procura de financiadores para os futuros projetos que aumentarão a penetração de renováveis na rede, contribuindo para uma redução ainda maior da fatura energética," afirmou Baptista.

Após a instalação, o sistema será continuamente monitorizado para avaliar a sua eficiência e o impacto económico. "Equipamentos específicos permitirão otimizar o autoconsumo, registar a curva de carga e controlar os diversos fluxos de energia," explicou Baptista. Esta monitorização garantirá uma análise detalhada do desempenho do sistema ao longo dos seus 25 anos de vida útil.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account