A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebeu na passada sexta-feira, 19 de julho, kits didáticos fornecidos pela empresa Solar Impact Cabo Verde, no âmbito do projeto ENFOCAVE. Esta aquisição representa mais um passo no compromisso da universidade em promover a formação prática e o conhecimento sobre energias renováveis entre os seus estudantes.
Os kits didáticos foram entregues numa cerimónia realizada no Campus do Palmarejo Grande, com a presença do Vice-presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Solar Impact Cabo Verde, e de alunos dos cursos relacionados com energias renováveis. Estes kits serão utilizados como ferramentas pedagógicas nos cursos de Mestrado em Descarbonização Energética dos Países Emergentes e na Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica.
O projeto ENFOCAVE, que já inclui a instalação de uma central fotovoltaica no Campus do Palmarejo Grande, financiada pelo Cabildo Insular de Tenerife e desenvolvida em parceria com a Universidade de La Laguna (ULL) e o Instituto Tecnológico de Energias Renováveis de Canárias (ITER), visa aumentar a penetração de energias renováveis e promover a sustentabilidade energética em Cabo Verde.
Uni-CV instala central fotovoltaica para avançar na descarbonização energética
No âmbito do projeto ENFOCAVE, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em parceria com a Universidade de La Laguna (ULL; Tenerife, Espanha) e o Instituto Tecnológico de Energias Renováveis de Canárias (ITER), está a instalar uma central fotovoltaica ligada à rede no Campus do Palmarejo Grande. Esta iniciativa, financiada pelo Cabildo Insular de Tenerife, representa um passo na promoção da energia renovável e na formação prática dos estudantes.
A central fotovoltaica, com uma potência aproximadamente de 17,1 kWp, composta por 30 painéis de 570 Wp cada, estima-se que produza anualmente cerca de 29.673,6 kWh. Segundo o Diretor Local do Mestrado em Descarbonização Energética dos Países Emergentes, um programa internacional de formação avançada ministrado em parceria com a ULL, Silvestre Baptista, "o processo de instalação foi realizado através de um concurso público envolvendo empresas nacionais, com critérios de seleção definidos pelo ITER. A instalação iniciou-se no início de junho."
A instalação da central fotovoltaica contribuirá para a sustentabilidade energética da universidade, com uma redução da fatura energética do campus em cerca de 5%, o que proporciona uma poupança anual de aproximadamente 1.317.335$00. Este sistema servirá ainda como laboratório prático para os estudantes, tanto do mestrado em Descarbonização Energética dos Países Emergentes como da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica. "Os estudantes terão a oportunidade de realizar estágios práticos, aplicando os conhecimentos adquiridos em contextos reais de produção de energia renovável," destacou Baptista.
A Uni-CV tem planos ambiciosos para expandir este projeto, incluindo a cobertura do parque de estacionamento com painéis solares. "Estamos à procura de financiadores para os futuros projetos que aumentarão a penetração de renováveis na rede, contribuindo para uma redução ainda maior da fatura energética," afirmou Baptista.
Após a instalação, o sistema será continuamente monitorizado para avaliar a sua eficiência e o impacto económico. "Equipamentos específicos permitirão otimizar o autoconsumo, registar a curva de carga e controlar os diversos fluxos de energia," explicou Baptista. Esta monitorização garantirá uma análise detalhada do desempenho do sistema ao longo dos seus 25 anos de vida útil.