Uni-CV-debate-desenvolvimento-sustentável-e-a-gestão-territorial-.jpg

O Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território (CIDLOT), da Universidade de Cabo Verde, está a organizar a IIª Edição do Ciclo de Conferências em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Territorial, que decorre de março a dezembro. Hoje, 26 de junho, no Auditório 101 do Campus do Palmarejo Grande, e também transmitida online, permitindo a participação de um público diversificado, decorreu uma sessão focada em temas cruciais para o desenvolvimento sustentável e a gestão territorial.

O evento foi presidido pela Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Maria dos Anjos Lopes, que destacou a importância da gestão sustentável dos recursos territoriais e da necessidade urgente de integrar práticas de desenvolvimento sustentável nas políticas de gestão territorial. "O solo é um recurso que, embora não renovável, pode ser gerido de forma equitativa e responsável através de políticas sustentáveis," afirmou Maria dos Anjos Lopes.

A conferência contou com a presença de destacados oradores internacionais e nacionais, que abordaram temas cruciais para o desenvolvimento sustentável e a gestão territorial. A mesa-redonda reuniu especialistas, incluindo a Professora Madian Frazão Pereira, da Universidade Federal do Maranhão (Brasil), que explorou o tema "Neoextrativismo, injustiça ambiental e territorialidades – reflexões a partir do Brasil". O Professor António Vieira, da Universidade do Minho (Portugal), discutiu "Erosão e degradação do solo no Antropocénico: exemplos em territórios luso-afro-americanos". Complementando a sessão, a Professora Sílvia Monteiro, da FCT/Uni-CV, apresentou "As áreas urbanas e os riscos: o caso da cidade da Praia". A sessão foi moderada pela Professora Doutora Lourdes Gonçalves, da ECAA/Uni-CV.

Este ciclo de conferências visa promover o intercâmbio de conhecimentos entre especialistas nacionais e internacionais, fomentando a discussão de temas atuais e relevantes para a gestão territorial e o desenvolvimento sustentável. A iniciativa procura ainda fortalecer a rede de colaboração entre investigadores, profissionais e estudantes, contribuindo para a implementação de práticas inovadoras e sustentáveis na gestão dos territórios.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account