A Fundação Calouste Gulbenkian e o Laboratório de Matemática da Universidade de Cabo Verde informam que está aberto um concurso para frequência, online, da II Escola de Verão em Geometria da Universidade de Cabo Verde (Riemann, Poincaré e Noether). Este concurso é destinado a 30 estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática ou professores de Matemática, nacionais e residentes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, que demonstrem interesse pelo aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos de Geometria e suas aplicações, especialmente no ensino.
A Escola tem como objetivo geral reforçar o ensino e a investigação em geometria nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), e persegue os seguintes objetivos específicos:
- Reforçar a formação básica em geometria;
- Treinar as principais técnicas da geometria;
- Lançar um olhar introdutório à geometria avançada;
- Desenvolver contacto com tópicos de investigação em geometria;
- Promover a interação com geómetras internacionais;
- Criar redes de discussão, grupos de trabalho e de investigação em geometria.
A Escola será realizada online, de 15 a 27 de julho de 2024, das 14h às 17h, e no dia 26 de julho, das 8:30h às 16:30h (horas de Cabo Verde). A sessão do dia 27 de julho, das 8h às 11h, é destinada à apresentação de trabalhos desenvolvidos na Escola e pré-projectos de investigação. O calendário definitivo será publicitado antes do início da Escola.
O público-alvo elegível reside e desenvolve atividade estudantil ou profissional nos PALOP e cumpre as seguintes condições alternativas:
- É docente das áreas de matemática de Instituições de Ensino Superior dos PALOP;
- É professor de matemática do Ensino Básico ou do Ensino Secundário nos PALOP;
- É estudante do terceiro ou quarto anos dos cursos de licenciatura em matemática;
- É licenciado ou mestre em matemática;
- É licenciado ou mestre em engenharia.
As candidaturas à frequência da escola devem ser, obrigatoriamente, submetidas eletronicamente em formulário próprio, através do link até ao dia 20 junho de 2024.
A apreciação das candidaturas será feita por um júri independente, podendo incluir uma entrevista final, online. Na avaliação e seleção dos formandos serão tidos em conta os seguintes aspetos:
- A atividade profissional do candidato;
- O interesse da Escola para a formação e/ou desenvolvimento da atividade profissional do candidato, demonstrada pelo seu curriculum vitae;
- A motivação do candidato, incluindo preocupações concretas em relação à sua atividade profissional;
- Curriculum vitae do candidato.
Os candidatos selecionados deverão comprometer-se a:
- Frequentar a totalidade dos cursos da Escola;
- Frequentar os cursos e workshops da Escola através de computador;
- Cumprir o regulamento da Escola;
Apresentar os trabalhos solicitados e/ou um pré-projecto de investigação científica ou didática na área da geometria ou numa interface da geometria com outras áreas.
Os custos da inscrição e frequência são suportados pela Fundação Calouste Gulbenkian. A emissão do certificado de participação está sujeita às taxas em vigor na Universidade de Cabo Verde (equivalente a 10 euros) e é custeada pelo próprio estudante da Escola.
Coordenação da Escola:
Prof. Doutor Paulino Fortes (Universidade de Cabo Verde)
Professores e conferencistas da Escola:
Professores das universidades de Cabo Verde, Coimbra e Minho (Portugal).
Publicação de inscritos e de selecionados:
A lista dos inscritos e a lista dos selecionados serão publicadas nesta página e será remetida através de e-mail, a todos os candidatos.
Para mais informações:
Prof. Doutor Paulino Fortes (Coordenador da Escola) - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telma Silva (Diretora do Laboratório de Matemática) - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.