Concluiu-se no dia 4 de janeiro, na Casa da Ciência da Universidade de Cabo Verde, uma formação contínua dedicada aos professores de Ciências Naturais e Biologia, com enfoque na utilização de microscópios de baixo custo. Este projeto foi liderado por Fredson Delgado, antigo aluno do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da da Uni-CV e atualmente mestrando na Universidade do Porto, e teve a coorientação da Professora Betina Lopes da Universidade de Aveiro (AV).
A docente e investigadora da UA destacou a importância da formação para promover uma maior consciência ambiental e um aprendizado mais prático e relacionado com o dia-a-dia dos alunos. Segundo ela, o ensino da biologia deve ultrapassar as fronteiras teóricas e estar vinculado à prática, uma perspetiva igualmente defendida por Fredson Delgado.
Inspirado desde cedo pela biologia, Fredson Delgado, escolheu ser professor para partilhar o seu fascínio pela ciência. Ele aborda a importância do ensino prático, destacando que muitas escolas em Cabo Verde carecem de equipamentos como microscópios. Seu projeto de mestrado na Universidade do Porto foca em Ensino e Divulgação das Ciências, objetivando demonstrar a viabilidade e a importância da ciência em Cabo Verde.
Com uma duração de 16 horas, a formação decorreu nos dias 3 e 4 de janeiro, contou com a participação de 24 professores de ciências e biologia das escolas secundárias da Cidade da Praia. A formação teve como objetivo de aprofundar o conhecimento em microbiologia e microscopia, e capacitar os professores na produção de microscópios de baixo custo, utilizando materiais reutilizados. “Queremos uma ciência mais divertida, inclusiva e forte em Cabo Verde, capaz de cativar os alunos pela ciência,” acrescentou Delgado.
Os professores saíram da formação capacitados para ministrar aulas práticas mais atrativas, dispondo agora da habilidade para construir microscópios acessíveis, o que contribuirá para um ensino da biologia mais interativo e palpável. Esta iniciativa é fruto da colaboração entre a Casa da Ciência da Cidade da Praia – Uni-CV, o Ministério da Educação de Cabo Verde, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o CIDTFF da Universidade de Aveiro e o Museu de História Natural da Universidade do Porto.