A Universidade de Cabo Verde, através da sua Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), e a Universidade Nova de Lisboa, através do seu Instituto de Higiene e Medicina Tropical, lançam o Mestrado conjunto em Epidemiologia de Campo, com vista a formar profissionais capazes de fortalecer os serviços de prevenção e controlo de doenças, incluindo o sistema de vigilância epidemiológica e resposta aos surtos e epidemias no país, na região e ou a nível global.
Este mestrado terá uma duração de dois anos de estudo, sendo o primeiro ano curricular de formação teórico-prática e o segundo ano para o desenvolvimento de uma investigação de campo e apresentação de dissertação.
Por ser um programa de formação em tempo integral, os formandos serão colocados em locais do sistema de serviços de saúde pública do seu país de origem, onde irão, em tempo-integral, aprender fazendo, aplicando seus conhecimentos teóricos nos locais dos estágios práticos devidamente selecionados.
O mestrado resulta de uma candidatura conjunta entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical a um concurso da European and Developing Countries Clinical Trials Partnership (EDCTP) e da África Centres for Disease Control and Prevention (Africa CDC) para financiamento de um programa de pós-graduação na Uni-CV.
Para tal, formaram um consórcio composto por: cinco institutos nacionais de saúde pública (INSP Africanas), cinco instituições académicas (três africanas e duas europeias) e cinco centros de pesquisa (três africanos e dois europeus).
A submissão de candidatura está aberta para Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau e decorre até 24 de fevereiro de 2022, para um dos seguintes contatos:
Candidatos de Cabo Verde devem enviar a sua candidatura para Maria da Luz Lima (e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.); Candidatos de São Tomé e Príncipe devem enviar para Yonelma Daio (e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.); e Candidatos de Guiné-Bissau devem enviar para Amabelia Rodrigues (e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, podem contatar com Mohsin Sidat (e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e/ou Prof. António Pedro Delgado (e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)