Denise colito

A docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV, Denise Colito, apresentou a sua tese de doutoramento no dia 21 de outubro sobre o tema: “Etiologia das infeções intestinais em crianças menores de 12 anos de idade na cidade da Praia, Cabo Verde”.

O tema visa a estudar a causa do surgimento de infeções intestinais em crianças menores de 12 anos, que pode ter como consequência, a diarreia, que é muito encontrada em crianças nessa faixa etária.

A diarreia é uma das principais causas de mortalidade das crianças em África, e pode ser contraída através do consumo de água e alimentos contaminados. O estudo teve como objetivo identificar quais são os causadores dessa infeção em crianças, como forma de dar um contributo para a prevenção e combate à doença.

Para o efeito, foram coletadas e analisadas as fezes de crianças na faixa etária entre 0 a 12 anos. O estudo foi concluído com sucesso e foi verificado uma taxa de infeção de 90.5%. Também foram encontrados 10 tipos de bactérias, nove protozoários e helmintos, e quatro vírus diferentes. Beber água não engarrafada, ter menos de 30 meses de idade, frequentar jardim de infância ou escola e a ausência de casa de banho em casa foram identificados com possíveis fatores de risco para alguns dos  patógenosdetetados.

Para reverter esta situação, o estudo propõe algumas medidas como a análise da qualidade da água consumida pelos cidadãos e a implementação de métodos de diagnóstico específicos nos casos de doenças diarreicas, para um tratamento eficaz que possa diminuir a morbilidade e mortalidade destas crianças. 

A Tese foi desenvolvida no âmbito do Programa de doutoramento em Ciências Médicas e Farmacêuticas da Universidade La Laguna, Espanha.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account