“A vacinação em Cabo Verde no contexto global e a imunização contra COVID19: desafios à Saúde Pública” é o tema da 5ª Jornada Científica em Biologia & Saúde, que acontece entre os dias 16 e 18 de novembro, no auditório da Faculdade de Educação e Desporto, da Uni-CV, em Mindelo. Especialistas de Cabo Verde, Brasil e de Portugal vão participar da Jornada de encontro promovida pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV, que se inicia às 14h30mm, do dia 16 de novembro.

A Jornada Científica tem como objetivo analisar de diferentes perspetivas a vacinação pela importância do tema para a saúde e bem-estar das populações, assim como a partilha de investigação científica realizada em Cabo Verde na área de Saúde Pública, com vista ao reforço do conhecimento sobre o papel e a intervenção da saúde pública no desenvolvimento sanitário em geral. 

Por outro lado, a jornada procura divulgar os resultados do 2º curso e anunciar a abertura do 3º curso de Pós-Graduação em Saúde Pública, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatú da Universidade Estadual Paulista (PGSC/FMB/Unesp) e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UnL).

Entre os palestrantes, estão João Lisboa Ramos, Médico aposentado de Saúde Pública; e Carlos Magno Fortaleza, docente e investigador da Universidade Estadual Paulista, Brasil. Ramos vai apresentar a história da vacinação em Cabo Verde. Já Fortaleza deve abordar os aspetos éticos da vacinação, nomeadamente negacionismo e as Correntes anti-vacina.

Além das conferências dirigidas aos profissionais de todas as áreas de conhecimento, estudantes, docentes e investigadores, do programa constam ainda mesas-redondas sobre o Programa Alargado de Vacinação em Cabo Verde; Tecnologia/Novas vacinas; Um olhar de Saúde Pública na abordagem dos cancros; HPV “nova esperança, nova organização; e Covid-19 na perspetiva do pós-Covid: o que fazer? Do ponto de vista psicológico e socio-antropológico.