O Symposium Internacional referido (SY IV), realizado nos dias 22, 23 e 24 de Outubro do ano em curso, no Max Planck Institute for European Legal History (MPIeR) de Frankfurt, teve como tema de fundo: Resistance, Religion and Justice e contou com a participação de cerca de meia centena de investigadores internacionais, de mais de dez instituições de ensino superior e investigação europeias e não europeias, entre as quais, a Universidade de Cabo Verde, representada por quatro professores/investigadores, membros da Equipa/Uni-CV do RESISTANCE/RISE (Research and Innovation Staff Exchange - 2018-2022).

 Plateia.jpeg

Os referidos professores/investigadores da Uni-CV apresentaram os seguintes temas: Referências acerca das condições de vida de grupos subalternos em Cabo Verde e um cenário de rebelião em dois ofícios provinciais de 1845 e 1846, Lourenço Gomes; Corpo (in)submisso e resistência no Batuku em Cabo Verde: uma incursão a partir da proibição desta manifestação nos secs. XVIII e XIX, Elter Carlos; Da vadiagem enquanto forma de resistência ao trabalho obrigatório: uma reflexão sobre as comunidades autónomas e o trabalho na ilha de Santiago de Cabo Verde (1708-1752), Ivone Monteiro; e, Cenários de resistência camponesa em Cabo Verde: questões teóricas e historiográficas (Secs. XVI-XIX), José Évora. De salientar que o SY VI, terá lugar na Universidade de Cabo Verde, em outubro de 2021.

O SY IV/RESISTANCE/MPIeR contou com a presença da Coordenadora Geral do RESISTANCE, a Prof. Mafalda Soares da Cunha, da Universidade de Évora (Portugal) que, no momento inicial, apresentou o quadro conceptual e temático do projeto, ressaltando, neste último aspeto, as formas de resistência mais visíveis como as revoltas, as rebeliões, os motins, entre outros, mas também as menos visíveis e que se traduziram na vida quotidiana das sociedades em geral. Salientou ainda a perspetiva básica do projeto que incide na ideia de mobilidade de investigadores e do trabalho em grupos de estudo ou Work Pakages, que trabalham tendo em vista criar produtos específicos ou Deliverables. No mesmo momento, a investigadora Benedetta Albani, Team Leader da equipa do MPIeR e anfitriã do Symposium, realçou entre outros aspetos, todo o trabalho preparatório do mesmo. A Work Pakage Leader do RESISTANCE/MPIeR, a investigadora Manuela Bragagnolo explicitou, no mesmo instante, a forma como foram organizados os painéis segundo propostas temáticas dos destintos investigadores presentes. De salientar a presença de um dos mais altos responsáveis do Max-Plank Institute nesta atividade académica, o Prof. Thomas Duve, Diretor do Department II/ MPIeR.

Além do Sympósium e da atividade quotidiana dos docentes da Uni-CV, enquanto investigadores convidados do MPIeR, os mesmos participaram como conferencistas no workshop sobre Diálogos entre História e Direito na África, realizado no dia 9 de Outubro, num evento orientado pelo Prof. Duve, realizado no dia 15 de outubro e numa conferência proferida pela Prof. Tomar Herzog da Universidade Harvard que teve lugar no dia 16.

A experiência referida em epígrafe, traduzida numa ação de formação destinada a público específico que abrangeu estudantes (universitários e do ensino secundário) e envolveu também professores liceais de História e Cultura Cabo-verdiana, no Complexo Educativo de Salineiro da Ribeira Grande de Santiago, foi recomendada no SYIV/RESISTANCE/ MPIeR/Frankfurt, para ser replicada por outras equipas do RISE nas respetivas instituições.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account