cover issueFoi publicado, no dia 13 de Setembro, o artigo "A Complexidade da Promoção do Humanismo Cristão em Cabo Verde", da autoria do Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde, Adilson Filomeno Carvalho Semedo, no volume 7, nº. 2 (janeiro-junho 2020) da Revista Simbiótica.

Este artigo problematiza a complexidade atual dos contributos católicos para a promoção da defesa da dignidade humana no âmbito das decisões políticas, numa conjuntura política em que se aceita a promoção da moralidade cidadã sustentada, também, na religião. No primeiro momento, revisita os conceitos de humanização e a relação entre o poder e os projetos de construção do Homem na modernidade. No segundo momento, aborda os contributos da Igreja Católica em Cabo Verde para as ações sociais do Estado, à luz dos enquadramentos históricos e políticos das ações dos últimos bispados. No derradeiro momento, apresenta alguns desafios em torno da possibilidade de participação católica na promoção de um projeto político humanizante em Cabo Verde.

A Revista Simbiótica é um periódico científico, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias (NEI), ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória (Brasil). Tendo como objetivo transgredir as fronteiras disciplinares, valorizando a originalidade e criatividade em trabalhos resultantes de pesquisa empírica e/ou discussão teórica, a Revista Simbiótica publica somente trabalhos inéditos nas áreas de Ciência, Arte e Cultura, recomendando-se, sobretudo na área de Ciência, que as contribuições expressem o prisma da complexidade, ou seja, o diálogo fluente entre saberes diversos.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account