A Universidade de Cabo Verde deu início ao seu 1.º Seminário Internacional em Desporto, Educação Física e Saúde com uma conferência inaugural proferida pelo Professor Rui Mendes, do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal. Neste evento, enquadrado no âmbito do projeto "Human Motor Behavior Life Span/Comportamento Motor ao Longo da Vida", que decorre até 15 de dezembro, o professor sublinhou a relevância do estudo do desenvolvimento motor ao longo da vida.
Especialista em controlo motor e aprendizagem, comportamento motor e desenvolvimento motor, o Professor Rui Mendes desempenha um papel crucial no projeto de investigação "Human Motor Behavior Life Span/Comportamento Motor ao Longo da Vida", financiado pela União Europeia. Este projeto tem como objetivo entender o comportamento motor em diferentes países ao longo da vida. "O objetivo é perceber como ocorre o comportamento motor das pessoas em diferentes contextos ao longo das suas vidas", explicou.
Durante a sua apresentação, destacou a importância do desenvolvimento motor, abordando o papel do controle motor e da aprendizagem no desenvolvimento humano. Ressaltou a necessidade de investigações contínuas e colaborativas neste campo, salientando a influência de fatores culturais e ambientais no desenvolvimento motor.
O Professor Mendes também discutiu a aplicação prática do conhecimento adquirido, enfatizando que a competência motora é um aspeto que nos acompanha desde a infância até a idade adulta. Destacou ainda a importância de uma educação física inclusiva, que acolha todos os alunos, independentemente das suas habilidades motoras.
Realçou também a relevância da mobilidade estudantil, mencionando a receção de estudantes de Cabo Verde e Moçambique em Portugal para participarem em projetos de investigação. O evento, seguiu com a inauguração do Laboratório de Desporto, Educação Física e Saúde, evidencia o empenho da Universidade de Cabo Verde na excelência em investigação e educação.