AIIPE.jpg 

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) foi palco do diálogo global sobre educação inclusiva ao acolher o XII Encontro Internacional sobre Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. O evento, que decorre de 25 a 27 de Outubro no Auditório 101 do Edifício 8 do Campus do Palmarejo Grande, é uma iniciativa da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIPE) em parceria com a Faculdade de Educação e Desporto (FAED).

Este é o primeiro encontro da AIIIPE a realizar-se na Uni-CV. O reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, foi homenageado com a Medalha Paulo Freire, patrono da AIIIPE. No seu discurso, Barreto sublinhou que "a inclusão requer adaptação e transformação" e vai além de "criar rampas de acesso e outras adaptações físicas".

O evento congrega académicos e investigadores de países como Cabo Verde, Brasil, Portugal, Argentina e Chile. Aleida Furtado, presidente da FAED, destacou a importância da AIIIPE como uma rede de intercâmbio de conhecimentos que se estende por diversas universidades.

Isabel Lousada, representante da AIIIPE, apelou à cooperação entre os países membros para combater a exclusão social. "Devemos focar-nos naquilo que são possibilidades efetivas de cooperação a outros níveis", afirmou.

O encontro também foi palco para apresentações culturais que celebraram a diversidade do Brasil e de Cabo Verde. Foram discutidos quatro eixos temáticos em oito mesas, abrangendo tópicos desde a autonomia universitária até aos direitos humanos e inclusão social.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account