Catedra_diaspara.png

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, celebrado a 18 de outubro, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) deu um novo passo no seu compromisso com a diáspora cabo-verdiana. A instituição, numa cerimónia solene, inaugurou a Cátedra de Diáspora, Migrações e Interculturalidades (CaDMEI) na Faculdade de Educação e Desporto, localizada em Assomada.

O evento contou com a presença do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, relembrou que o “18 de outubro é data da celebração da nação cabo-verdiana, através de dois dos seus principais pilares, a cultura e a diáspora pelos vários cantos do mundo”.

“Neste dia de comemoração, gostaria de destacar uma boa nova que é a inauguração da Cátedra da Diáspora, Migrações e Estudos Interculturais, uma importante iniciativa da Universidade de Cabo Verde, aqui em Santa Catarina, em parceria com o Governo através do Ministério das Comunidades”, disse o PM, salientando: “trata-se de um grande ganho para o País, para as nossas comunidades emigradas, para a academia, para os nossos quadros residentes no país e na diáspora, e para o mundo em geral”. 

Ulisses afirmou, ainda, que a instalação da cátedra “contribui para o objetivo importante do programa do Governo, que é dar centralidade às nossas comunidades emigradas num domínio fundamental que é a produção de conhecimento científico, académico, orientado para a aplicação a favor do desenvolvimento de Cabo Verde”. 

O Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, por sua vez, frisou a importância deste projeto para a instituição e para o país. "A presença neste ato do mais alto dirigente do Governo, da autarquia e da academia testemunha não apenas a importância que a CaDMEI tem para o país, mas também as expectativas que ela suscita no atual contexto sociopolítico e económico do país e na nova dinâmica da internacionalização da cooperação e da investigação na Universidade de Cabo Verde." 

A Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, realçou o impacto desta iniciativa no panorama científico e social do país: "Faltava uma entidade que estudasse cientificamente as ligações, as diásporas e as interculturalidades. A cátedra de Diáspora, Migrações e Estudos Interculturais constitui um precioso instrumento de conhecimento que, a prazo, nos permitirá dar grandes passos nas nossas capacidades de resposta às demandas da nossa imigração."

No evento de celebração do Dia da Cultura e das Comunidades, para além da inauguração da cátedra, teve lugar a conferência “Cabo Verde Nação Global: perspetiva histórica e atuação sociocultural, económica, tecnológica e científica da diáspora cabo-verdiana” tendo como oradores o professor doutor Bernardino Tavares, da Universidade do Luxemburgo, e o economista Júlio Delgado.

O ato público encerrou com um momento cultural ao som do batuco.

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account