Com o objetivo de lançar a nova Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV, bem como divulgar a sua oferta formativa e das outras Unidades Orgânicas da Uni-CV, realizou-se a I Feira Uni-CV, na cidade de Assomada, no âmbito da instalação do Pólo III da Uni-CV.

DSC02967-2.jpg

A Reitora, Professora Judite Medina do Nascimento, manifestou todo o interesse em levar todas as ofertas formativas para o Pólo III, Santiago Norte, desde que haja procura. Como sublinhou: “A nossa política na Uni-CV é onde estiver a universidade levar os cursos…”, garantindo que, a partir do ano letivo 2019/20, quando estiver consolidado o Pólo III situado em Achada Falcão (interior de Santiago) e havendo procura suficiente, qualquer curso da Uni-CV poderá ser oferecido nessa unidade orgânica.

IMG_8807-2.jpg

“Pretendemos com a instalação da Faculdade de Educação e Desporto em Santiago Norte alargar a acessibilidade da universidade pública em Cabo Verde, com o propósito de fazer com que os estudantes fiquem na sua zona a fazer a formação que escolherem, em vez de se deslocarem à cidade da Praia, cumprindo-se com aquilo que é a nossa responsabilidade social e pública enquanto Universidade Pública de Cabo Verde”

Judite Medina do Nascimento relembrou aos presentes que a história do ensino superior público remonta a 1979, com a primeira Escola de Formação de Professores do Ensino Secundário.

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Dr. José Alves Fernandes, manifestou a ambição de transformar Santa Catarina no novo pólo de conhecimento e de investigação no país, num pólo de excelência e, por isso, conta com a Uni-CV como um parceiro forte.

IMG_8847-2.jpg

“Nós queremos colocar a investigação, o conhecimento, o novo Pólo de Santa Catarina na nossa agenda de cooperação descentralizada. Temos uma agenda forte a esse nível, que envolve a mobilização de recursos financeiros, técnicos e tecnológicos para que possamos libertar a universidade da procura de financiamento, nomeadamente de recursos financeiros, para que a universidade possa ter uma forte capacidade de autonomia financeira de forma a ajudar os estudantes de Santa Catarina e da região Norte e reduzir a pressão dos pais na educação dos filhos”.

“A nossa meta é combater a pobreza e um dos eixos para combater a pobreza é o investimento na educação e o investimento no ensino superior, evitando a pobreza intergeracional porque os filhos dos pobres não estão condenados a serem pobres porque os pais são pobres, mas sim merecem todo o apoio do Estado para que possam ter um bom nível de formação”, concluiu o edil da Câmara Municipal de Santa Catarina.

Durante a feira foram realizadas várias atividades, destacando-se a realização de uma feira de saúde, uma exposição-venda das Edições Uni-CV, uma mini-feira de livros da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, uma demonstração com drone, uma animação de robótica, uma exposição das ofertas formativas das diferentes unidades orgânicas de Uni-CV, uma exposição artística, musical e dramatização, e uma exposição de produtos e tecnologias de Investigação Agrárias (UNIDA).

Click na imagem em baixo para ver mais fotografias.

Uni-CV apresenta nova Faculdade de Educação e do Desporto e Ofertas Formativas em Santa Catarina (Santiago)

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account