No dia 06 de maio, procederemos à exibição do filme SALGUEIRO MAIA - O IMPLICADO, numa iniciativa organizada pelo Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia, unidade de extensão criada pela Universidade de Cabo Verde e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, com o especial apoio do Centro Cultural Português na Cidade da Praia.
A sessão terá início às 16h00, no Campus de Palmarejo Grande da Universidade de Cabo Verde.
A entrada é livre, sendo necessário que os interessados confirmem a sua presença através da reserva de lugar:
Transcrevemos a sinopse do filme:
«SALGUEIRO MAIA - O IMPLICADO constitui o primeiro retrato, a projetar no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974. Fernando Salgueiro Maia, o anti-herói não ocasional, produto de uma formação académica e militar, foi um homem que soube pensar o futuro, seguir as ideias, contestando-as, vivendo uma vida cheia, alegre e fértil, solidária e sofrida – se não tivesse morrido prematuramente aos 47 anos, teria agora 75.
Através de uma abordagem moderna, intimista e emocional, "Salgueiro Maia - O Implicado" retrata as histórias que ainda não foram contadas sobre o Capitão de Abril. As pequenas revelações que permitem perceber melhor de onde vinha a moderação, a valentia, a educação e a firmeza com que sempre se apresentou publicamente, e que foram a chave para que a Revolução dos Cravos tenha sido como foi.
Mais do que um docudrama, "Salgueiro Maia - O Implicado" é uma história de ficção baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo de toda a vida. Um filme que revela o outro lado de uma personagem mítica e que presta homenagem ao homem, ao estudante, ao militar, ao pai, ao amigo e ao ímpar militar de Abril.
Com Tomás Alves, Frederico Barata, Filipa Areosa e Catarina Wallenstein nos papéis principais e guião de João Lacerda Matos, o filme parte da biografia exclusiva e da investigação de António de Sousa Duarte.
A produção é da Sky Dreams Entertainment que tem como coprodutora a colombiana 11:11 Films & TV. O filme será distribuído pela Cinemundo e conta com os apoios/parcerias da RTP, PIC/ICA/Turismo de Portugal e CM Lisboa.»