Área de formação
Saúde Pública
Duração
2 anos / 4 semestres
Total de créditos
120 créditos
Período
Pós-laboral
Regime
Online
Propina
Mensal 15.000 ECV
Unidade orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Objetivo
O Mestrado em Saúde Pública visa contribuir para a formação, in loco, de profissionais de diversas formações, a nível de aperfeiçoamento, especialização e mestrado, visando o aprimoramento do sistema de saúde de Cabo Verde. Pretende-se que o olhar do formando tenha como objeto de observação e a análise da realidade cabo-verdiana, considerando as suas diversidades regionais e num contexto de globalização.
O desenvolvimento in loco do curso de mestrado possibilita a formação de um contingente significativo de mestres e especialistas, em curto espaço de tempo (24 meses) evitando o encaminhamento gradual de profissionais da saúde a cursos de Pós-graduação no exterior, sem garantia de retorno e com atraso no desenvolvimento do país e da Uni-CV. O presente projeto representa um passo para a futura implantação da Escola ou Faculdade de Ciências da Saúde na Uni-CV, na maior e melhor produção de trabalhos científicos, numa oferta mais diversificada e em vários níveis de formação, na melhoria das respostas das instituições prestadoras de cuidados de saúde e contribuirá para mais um avanço no plano de internacionalização da Uni-CV e das universidades parceiras.
Perfil de entrada
Licenciados em áreas de ciências da saúde, biológicas, humanas e sociais, económicas, jurídicas, políticas e outras com interesse na área de Saúde Pública.
Perfil de saída
Capacidade de uma abordagem interdisciplinar na busca de soluções para os problemas reais de Cabo Verde, especificamente nas dimensões da saúde pública. Habilidades em comunicação em saúde e em trabalho de equipa.
Profissional com conhecimentos científicos e aptidões para atividade de docência, liderança, participação e produção da investigação científica e na melhor definição de estratégias no domínio da saúde pública.
Links úteis
- Candidatar
- Docentes
- Testemunhos
- Manifestar interesse
- Histórico do curso
Plano curricular
Módulo 1: Saúde Pública e o seu Contexto
| Unidades Curriculares | H/Contato | ECT |
| Introdução à Saúde Pública e Saúde Global | 40 | 3 |
| Comunicação de Elementos Técnicos em Trabalhos de Saúde Pública | 20 | 2 |
| Promoção e Educação em Saúde | 30 | 3 |
| Preparação do Projeto 1 | 15 | 1 |
Módulo 2: Métodos em Saúde Pública
| Unidades Curriculares | H/Contato | ECT |
| Demografia | 30 | 3 |
| Investigação em Saúde Pública - Abordagem Qualitativa | 40 | 4 |
| Genética e Evolução | 50 | 4 |
| Microbiologia | 50 | 4 |
| Biologia de Vertebrados | 30 | 3 |
| Histologia Animal | 10 | 1 |
|
Atividade de Integração Curricular 3
|
Módulo 3: Planeamento e Gestão em Saúde
| Unidades Curriculares | H/Contato | ECT |
| Sistemas de informação usadas em saúde | 40 | 3 |
| Planeamento, organização e gestão de programas, serviços e sistemas de saúde | 20 | 2 |
| Avaliação em saúde | 30 | 3 |
| Preparação do Projeto 3 | 15 | 1 |
Módulo 4: Práticas da Saúde Pública
| Unidades Curriculares | H/Contato | ECT |
| Vigilância da saúde (geral) | 20 | 5 |
| Programas e práticas de saúde na Atenção Primária e o trabalho em rede | 50 | 3 |
| Unidades Curriculares | H/Contato | ECT |
| Tese/ trabalho Final | 60 |