Escola_de_Negócios_e_Governação_promove_aula_aberta_sobre_Desmistificação_da_Balança_de_Pagamentos.jpg

A Escola de Negócios e Governação (ENG) da Universidade de Cabo Verde promoveu uma aula aberta intitulada “Desmistificação da Balança de Pagamentos”, proferida pela Coordenadora da Área de Estatística do Setor Externo do Banco de Cabo Verde, Rilde Fernandes. Organizado pelo grupo disciplinar de Economia, Gestão, Administração e Finanças da ENG, a aula aberta teve lugar no dia 19 de abril, no auditório 102, do edifício 8, do Campus do Palmarejo Grande.

A balança de pagamentos é uma das componentes essenciais que são lecionadas, tanto nas aulas do Comércio Internacional, como nas aulas de Introdução à Economia, Macroeconomia I e II e Economia Internacional. O tema foi  esmiuçado pela Sra. Rilde Fernandes, durante a aula aberta. 

“Na balança de pagamentos nós compilamos todas as transações de economia entre os residentes e os não residentes de uma determinada economia, ou seja, tudo o que se passa entre os residentes em Cabo Verde e os estrangeiros é colocado na balança. A partir das nossas fontes, verificamos todas as transações entre cada um de nós que residimos cá em Cabo Verde com o resto do mundo, para que possamos publicar na balança do pagamento”, afirmou a especialista do BCV. 

A Coordenadora da Área de Estatística do Setor Externo do Banco de Cabo Verde explicou aos presentes o que é a compilação, a definição da balança, a posição de investimento internacional, o processo de compilação. Por fim, apresentou algumas rubricas da balança de pagamentos, bem como a forma como é feita a divulgação. 

A Aula Aberta contou com a presença de estudantes do curso de Relações Internacionais e Diplomacia, da Gestão Comercial e Marketing, da Economia e das Ciências Empresariais e organizacionais, além de docentes, colaboradores do Banco de Cabo Verde e demais convidados.

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account