reflor.jpeg

A Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebeu, na quarta-feira, 27 de outubro, a jornada de divulgação do projeto Reflor-CV, cujo objetivo foi divulgar os trabalhos finais de graduação e pós-graduação dos alunos da Uni-CV. Trabalhos estes, realizados em contribuição académica para o projeto Reflor-CV.  

A jornada foi realizada no auditório 101, do Edifício 8 do Campus de Palmarejo Grande, e nela foram apresentados trabalhos concluídos por estudantes da Uni-CV, que contribuíram para o projeto “reforço da capacidade de adaptação e resiliência do setor florestal em Cabo Verde (Reflor-cv)”. Além de apresentação de trabalhos foram realizados debates à volta do tema de florestação. Durante a jornada, os representantes falaram da importância das florestas, que para além da proteção da água e do solo também contribuem a nível social e económico.  

Évina Gonçalves, uma das licenciandas que participou no projeto, afirmou que há carência de florestas em Cabo Verde, por isso foi uma grande oportunidade para eles (estudantes) participarem no projeto, pois descobriram que contributos eles poderão dar no futuro para Cabo Verde, sabendo das ameaças que há no país por causa das mudanças climáticas.  

 O Projeto “Reforço da capacidade de adaptação e resiliência no setor florestal em Cabo Verde” pertence ao Ministério da Agricultura e Ambiente, é financiado pela União Europeia e executado pela FAO. Os objetivos do projeto são aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação às alterações climáticas das comunidades rurais nas ilhas de Santiago, Fogo e Boavista, promover a gestão participativa da floresta contra a desertificação, contribuir em 10% para o compromisso nacional de florestação e preservar a biodiversidade, diminuindo a perda do habitat e incentivando a regeneração natural dos ecossistemas terrestres. 

O projeto teve um papel fundamental para a capacitação dos jovens da Uni-CV para carreiras futuras, mesmo que do domínio da silvicultura, funcionários públicos ou apoiar iniciativas privadas. Por isso, além da participação dos docentes da Uni-CV, sete estudantes da Uni-CV dos cursos de licenciatura em Geografia e Ordenamento de Território, Estatística e Gestão de Informação, Gestão Pública e Mestrado em Gestão de Informação Agrícola e Agricultura de Precisão, deram os seus contributos participando do projeto, apoiando trabalhos de finais de graduação e pós-graduação.     

A jornada de divulgação do projeto Reflor-CV foi organizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Ministério da Agricultura e Ambiente, em parceria com a ECCA.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account