Sejam Bem-Vindos a Desafiar os Caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde.
Ao longo dos últimos 50 anos temos caminhado para uma educação inclusiva em Cabo Verde, estando, atualmente, as políticas e o trabalho desenvolvido com as organizações nacionais e internacionais, alinhados com os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que têm como ambição “não deixar ninguém para trás”.
Desde a sua independência, Cabo Verde tem promovido uma aposta no processo de escolarização massiva da população, enquanto ferramenta para a transformação e mobilidade social. Esta realidade foi assumida pelos sucessivos Governos, traduzida numa descida drástica da taxa de analfabetismo, e ao longo do tempo o percurso e os normativos educacionais assumiram as diretrizes internacionais de modo a que todas as crianças tenham acesso ao sistema regular de ensino. Neste sentido, passado 50 anos deste percurso, nem sempre o acesso de todos permite uma educação inclusiva de qualidade e equitativa para todos, sobretudo daquelas crianças e jovens que pelas suas caraterísticas e necessidades exigem ajustamentos curriculares e serviços de apoio especializado. É nossa finalidade olhar juntos e profundamente para valores e práticas que promovam o fortalecimento do percurso da educação inclusiva em Cabo Verde.
No seguimento de dois Congressos Cabo-verdianos de Educação Inclusiva (ConCEI 2014 e 2015), e no ano em que o país comemora meio século de nação independente, em que se reflete e projeta o seu percurso em várias dimensões, consideramos ser uma oportunidade ímpar para promover um novo ponto de encontro entre investigadores, professores, educadores, terapeutas, técnicos, dirigentes, famílias, estudantes, membros da comunidade, políticos, ONG ligada à deficiência, e outros intervenientes, que facilite a partilha, o debate, a reflexão e a disseminação de uma educação inclusiva integral, universal, equitativa e sustentável.
A Universidade de Cabo Verde e o Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal, juntam-se para dinamizar o III Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva com o tema “50 anos de Independência e Educação Inclusiva: Percurso, Desafios e Perspetivas Futuras”, acolhendo: i) a troca de experiências e momentos de debate informativo e reflexivo; ii) investigação científica e formação avançada de investigadores e profissionais; iii) o estabelecimento de redes que promovam a colaboração nacional e internacional e iv) políticas e práticas que promovam e defendam o direito à inclusão na escola, família e comunidade ao longo da vida.
Apelamos e contamos com todos e todas para esta jornada nos dias 4 e 5 de dezembro de 2025, na Universidade de Cabo Verde, Cidade da Praia, para continuarmos a Desafiar os Caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde.
Local e data
Cidade da Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde, Universidade de Cabo Verde, Campus do Palmarejo Grande
4 e 5 de dezembro de 2025
Destinatários
- Dirigentes de ONG ligadas à deficiência
- Educadores de infância
- Estudantes (graduação e pós-graduação)
- Investigadores/docentes do ensino superior nacionais e internacionais
- “Outros membros da sociedade”
- Pais/encarregados de educação
- Pessoas com deficiência/necessidades específicas
- Professores
- Técnicos de diversas áreas