9a8917d46b8206d0b7e82da71cb32a5.jpg

As celebrações do Ano Novo Chinês já começaram e Cabo Verde não foge à regra. O ano do Rato chegou dia 25 de janeiro, mas os festejos começaram no dia 18, na Assembleia Nacional, que voltou a ser o palco principal das celebrações com uma Gala promovida pelo Instituto Confúcio na Uni-CV e pela Associação da Amizade Institucional Chinesa em Cabo Verde (AMICACHI). 

Com o fim do ano do Porco no dia 24 de janeiro, era altura de recomeçar o calendário chinês e dar as boas-vindas ao ano do Rato. Na tradição chinesa e calendário lunar, o Rato é o primeiro de 12 signos e representa agilidade, inteligência e acumulação de riqueza.

Trata-se de uma das datas mais importantes para a comunidade chinesa e uma ótima oportunidade para mostrar à população cabo-verdiana costumes e tradições, dinamizando relações interculturais.

O evento, que contou com o desempenho dos professores e estudantes do Instituto Confúcio, resultou numa performance impressionante que agradou o público que teceu vários elogios. Para a equipa da AMICACHI e chineses no exterior, a população local cabo-verdiana serviu a festa de literatura e arte para receber o Ano Novo. O Embaixador Du Xiaoshu, altos funcionários do Governo de Cabo Verde, a Reitora da Universidade de Cabo Verde, diretores do Instituto Confúcio, chefe das instituições financiadas pela China e mais de 600 pessoas reuniram-se no local para assistir à Gala. 

A primeira estudante do ensino médio de Cabo Verde, Tamires, campeã da “ponte chinesa” e o estudante universitário cabo-verdiano, Wilson Sanches, vencedor da “ponte chinesa”, apresentaram a peça, "The World's One". Num clima espirituoso e descontraído contaram a sua experiência de aprendizagem, a sua história chinesa. Usando a língua chinesa com uma voz cheia, um senso de humor pun-off, eles são a ponte da amizade entre China e Cabo Verde e o melhor desempenho do efeito do ensino do mandarim no Instituto Confúcio. 

{os-gal-155}

Após 70 anos de dificuldades, o povo chinês construiu a pátria num novo país unido, unificado e próspero. O "Eu e minha pátria" apresentado por todos os membros do elenco, no Salão da Assembleia Nacional, com as bandeiras da China e de Cabo Verde balançando em suas mãos, representando amor e bênção pela pátria e uma bela visão para o novo ano.

O Ano Novo Chinês assinala-se oficialmente em 25 de janeiro, mas as celebrações começaram mais cedo. Este ciclo é determinado pelo calendário lunar e não pelo gregoriano, o que faz com que a data a mude de ano para ano e as festividades a estenderem-se por vários dias em diferentes cantos do mundo.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account