Área de formação
Ciências Sociais, Humanas e Artes
Duração
2 anos / 4 semestres
Total de créditos
120 créditos
Período
Vespertino e/ou Pós-laboral
Propina
Mensal 15.000 ECV
Unidade orgânica
Faculdade de Educação e Desporto
Objetivo
O presente mestrado tem como objetivos: promover a capacidade dos profissionais de educação de tratarem, a partir da integração de conhecimentos aprofundados, as questões da inclusão na sua complexidade e numa perspetiva transdisciplinar; favorecer aos profissionais a aquisição de conhecimentos teórico-práticos sobre as formas de efetuar a diferenciação em espaços educativos inclusivos; promover a capacidade de compreensão e resolução de problemas decorrentes das diversas necessidades educativas especiais, especificamente no domínio cognitivo-motor; analisar e contribuir para o enriquecimento dos contextos significativos dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE); planear a intervenção diferenciada com base na avaliação compreensiva; fomentar o trabalho em equipa e a capacidade de relacionar-se positivamente; e desenvolver a investigação educacional em problemáticas específicas da educação especial.
Perfil de entrada
São admitidos neste curso docentes do pré-escolar, ensino básico e secundário, licenciados e/ou mestres em diferentes áreas científicas que queiram ter uma formação especializada em educação especial.
Perfil de saída
No final do mestrado, espera-se que os formandos estejam capacitados para atender, de forma adequada, alunos que apresentam problemas no domínio cognitivo-motor e auxiliar professores do ensino regular, na adequação do processo ensino aprendizagem para esses alunos.
Links úteis
- Candidatar
- Docentes
- Testemunhos
- Manifestar interesse
- Histórico do curso
Plano curricular
Unidades Curriculares | H/Semestral | ECT |
Políticas Educativas e Desenvolvimento Curricular | 45 | 6 |
Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações do Domínio Cognitivo | 45 | 7 |
Perturbações do Comportamento | 45 | 7 |
Perturbações da Aprendizagem Específicas | 45 | 7 |
Metodologia de Investigação em Educação 1 | 45 | 3 |
Unidades Curriculares | H/Semestral | ECT |
Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações Motoras | 45 | 7 |
Perturbações da Comunicação, Sistemas Aumentativos e Alternativos | 45 | 7 |
Tecnologia de Apoio à Deficiência | 45 | 7 |
Metodologia de Investigação em Educação 2 | 45 | 3 |
Avaliação Compreensiva e Construção Curricular | 45 | 6 |
Unidades Curriculares | H/Semestral | ECT |
Dissertação/Projeto de Intervenção | 15 | 30 |
Dissertação/Projeto de Intervenção | 15 | 30 |