Área de formação

Ciências Humanas, Sociais e Artes

Duração

2 anos / 4 semestres

Total de créditos

120 créditos

Período

Pós-laboral

Propina

Mensal 15.000 ECV

Unidade orgânica

Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes

Objetivo

O programa de mestrado em Estudos Ingleses visa: aprofundar o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira; incentivar o pensamento crítico em questões de educação linguística e fenómenos culturais do mundo de língua inglesa; introduzir os conceitos-chave da área científica e humanista de ensino do inglês como língua estrangeira; utilizar métodos de ensino e aprendizagem da língua através de diferentes estratégias e técnicas; aprofundar os estudos das literaturas e culturas dos países de língua inglesa; aperfeiçoar a competência para o exercício da profissão seja no ensino seja em outras atividades intelectuais ou profissionais que requeiram o uso do inglês; promover o uso eficiente dos recursos tecnológicos aplicáveis ao ensino e a aprendizagem da língua inglesa.

O mestrado em Estudos Ingleses (Linguística e Ensino de Língua Inglesa) é um curso de estudos avançados em linguística, ensino de língua, literaturas e culturas da expressão inglesa com enfoque interdisciplinar e multidimensional. O curso integra também seminários especializados em tradução e interpretação a fim de munir os estudantes de ferramentas profissionais adicionais nas áreas de especialidade.

 
Perfil de entrada

Os candidatos deverão possuir uma licenciatura, com a média mínima de 14 (catorze valores, nas seguintes áreas: Estudos Ingleses, Linguística, Estudos de Tradução ou quaisquer outras áreas das Ciências da Linguagem. Os candidatos que não tenham uma licenciatura em língua inglesa devem ser possuidores de, no mínimo, o nível B2 de proficiência em inglês. Os candidatos internacionais de países que não tenham o inglês como primeira ou segunda língua deverão fazer prova da sua competência em inglês através da aprovação nos TOEFL ou IELT.

Perfil de saída

Profissionais pós-graduados, com o grau de mestre, constitui uma das metas do presente programa de mestrado, visando um impacto positivo no ensino do inglês como língua estrangeira com recurso a metodologias inovadoras e contextualizadas. Espera-se ainda que esses profissionais desenvolvam competências científicas e técnicas de investigação orientadas para a compreensão do contexto de imersão e a melhoria da sua prática de trabalho.

Links úteis
  • Candidatar
  • Docentes
  • Testemunhos
  • Manifestar interesse
  • Histórico do curso
Plano curricular

1º Semestre

Unidades Curriculares H/Semestral ECT
Research Methods 30 5
Sociolinguistics, Language Teaching and World Englishes 30 5
English Literature (The Classics)  30
Theories of Second Language Acquisition 30 5
Curriculum Design and Assessment 30 5
English Linguistics 1: Morphology & Syntax 30 5
 
Seminário Extracurricular 1    
Translation: Theory & Practice Portuguese-English-Portuguese 30 5

 

 

2º Semestre

Unidades Curriculares H/Semestral ECT
English Phonology and Accent Reduction 30 5
American Literature and Culture 30 5
English Linguistics 2: Semantics & Pragmatics  30
Topics in English Language Didactics 30 5
African Literature and Culture 30 5
Contact Linguistics, Multilingualism and Language Description 30 5
 
Seminário Extracurricular 2    
Interpreting: Theory & Practice Portuguese-English-Portuguese 30 5