Em 2021, devido à pandemia da Covid-19, Cabo Verde encontra-se ainda numa situação desafiante em termos de ensino presencial. Neste contexto e como forma de minimizar a situação, o Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde convidou todos os professores e estudantes a participarem do Concurso Online de Escrita de Carateres Chineses e experienciar os encantos dos mesmos.
O concurso teve como finalidade continuar a despertar e manter o interesse dos estudantes em aprender a língua chinesa e enriquecer a vida espiritual dos professores durante a pandemia. O concurso serviu ainda para preparar um início, sem sobressaltos, das aulas presenciais no próximo semestre/trimestre.
No dia 2 de fevereiro terminou, com sucesso, o concurso, que durou mais de um mês. Esta edição foi dividida em dois grupos, o dos alunos e o dos professores, a decorrer em simultâneo para ambos os grupos. Tanto a sede do Instituto Confúcio como os seus vários polos de ensino responderam positivamente, divulgando amplamente o concurso e selecionando os participantes. No final, participaram 28 professores e alunos.
Esta edição do concurso decorreu sob o tema “Escrita viva e fragrante”. Os professores orientadores ajudaram e selecionaram diferentes conteúdos culturais para que os diferentes níveis de alunos pudessem escrever.
Tendo em conta os inúmeros temas apresentados no concurso, os júris escolheram, respetivamente, o primeiro, segundo e terceiro prémios e ainda os prémios de participação especial. Entre os premiados, destaca-se o estudante da sede do Instituto Confúcio no concelho da Praia, Rud Gulit Ramos Pereira, vencedor do Primeiro Prémio do grupo de estudantes, com a obra Zai bie Kangqiao. Do grupo de professores, a professora voluntária de língua chinesa Zeng Lingzhu foi a vencedora do Primeiro Prémio, com a obra Chunjiang hua yueye.
Durante a pandemia da Covid-19, o Instituto Confúcio tem vindo a desenvolver e a realizar, ativamente em modo online, várias atividades culturais, obtendo bons resultados.