No dia 16 de dezembro de 2020, foi realizado o Fórum Online de Cooperação dos Institutos Confúcio em África, cujo tema principal foi “Inovação Colaborativa e Novo Paradigma do Desenvolvimento dos Institutos Confúcio”.
Este Fórum foi coorganizado pela Fundação Chinesa para o Ensino Internacional de Língua Chinesa e pela Universidade Normal de Zhejiang e contou com a participação de cerca de 300 líderes de instituições parceiras, diretores chineses e estrangeiros dos Institutos Confúcio e outros responsáveis afins, em representação dos Institutos e salas Confúcio da China e da África.
O Fórum foi presidido pelo Reitor da Universidade Normal de Zhejiang, Professor Zheng Mengzhuang e participaram a Magnífica Reitora da Universidade de Cabo Verde, Professora Judite Medina do Nascimento, e os Diretores Chinês e Cabo-verdiano do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde, Professor Zhou Fuqiang e Ermelinda Tavares, respetivamente. O Fórum foi marcado por vários discursos de reitores, diretores e representantes de instituições parceiras e membros da rede de cooperação sino-estrangeiro pelo mundo e em particular em África.
Entre as temáticas discutidas e destacadas nos diferentes discursos, há que salientar a cooperação multilateral entre os Institutos Confúcio e outras instituições ligadas à cultura chinesa, as questões ligadas ao ensino e formação, as problemáticas digitais, o desenvolvimento sustentável centrado nos estudantes, entre outras. Estes desafios foram identificados como essenciais para participar do sucesso e da influência dos Institutos Confúcio e da cultura chinesa pelo mundo e em África.
Este Fórum foi o primeiro de âmbito regional africano realizado após a mudança de gestão dos Institutos Confúcio e tive como objetivo discutir com as instituições parceiras chinesas e estrangeiras como estabelecer e melhorar um mecanismo de funcionamento educacional diversificado, não-governamental e sem fins lucrativos, de modo a melhorar o papel das instituições parceiras chinesas e estrangeiras.
Igualmente, o Fórum visou discutir a construção e a avaliação cientificamente dos Institutos Confúcio como marca de ensino de língua; estabelecer uma rede de parceria com relações estreitas, fortes e vantajosas; expandir ainda mais a marca dos Institutos Confúcio, de modo a promover e fortalecer intercâmbios humanos e culturais e contribuir para reforçar a cooperação internacional.